EFEITOS DA REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PRÉ E PÓS PROTETIZAÇÃO EM MEMBROS INFERIORES: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA.

Autores

  • RODRIGO CAMARGO LIMA Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6855

Resumo

Introdução: A amputação pode ser descrita como a retirada de parte de um membro, caracterizada por uma etiologia multifatorial. Sabe-se o quão dificultoso é para quem perdeu os membros inferiores decorrente a alguma patologia, principalmente no quesito mobilidade. Portanto, a reabilitação fisioterapêutica com antecedência em pacientes amputados, é de suma importância para que ocorra de forma gradual e estabilizada a adaptação da mesma no uso de próteses, fazendo com que a pessoa retome em suas atividades diárias. Intervenções fisioterapêuticas em amputados nas fases de pré e pós protetização são utilizadas em diversas condutas da fisioterapia, no entanto, faz-se necessário a sistematização de evidências sobre protocolos para condução da reabilitação.Este estudo tem como objetivo verificar e apresentar a eficácia de métodos de tratamentos fisioterapêuticos na reabilitação em fase de pré e pós protetização Métodos: Essa é uma pesquisa sistematizada com característica documental, bibliográfica, a qual é retrospectiva, de natureza descritiva, e se propõe a caracterizar a produção científica dos efeitos fisioterapêuticos na reabilitação pré e pós protetização em amputados. A busca dos dados on-line foi realizada tanto na literatura nacional como internacional, no período julho de 2022, sendo pesquisadas as seguintes bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine/PubMed),Biomedical Answers (EMBASE), Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Physiotherapy Evidence Database. A obtenção dos artigos intercedeu das seguintes palavras-chave: “amputação”, “fisioterapia”, “ pré e pós protetização”, “prótese”, “reabilitação”, sob os descritores booleanos “and” e “or”. Foi analisado o conteúdo dos artigos, através da escala Physiotherapy Evidence Database (PEDro), instrumento projetado pela Associação Australiana de Fisioterapia e renomada mundialmente na área.

 Resultados: Nos resultados e desfechos dos estudos selecionados, foi possível observar que a maioria dos estudos usa conclusões semelhantes, apresentando que pacientes amputados submetidos a sessões fisioterapêuticas apresentaram resultado positivo. Conclusão: Este estudo confirma que intervenções fisioterapêuticas em pacientes amputados de membro inferior faz com que o mesmo possa prosseguir as suas atividades de vida diárias, de lazer e laboral promovendo o deslocamento bípede de forma funcional com conforto e segurança no uso de uma prótese.

Palavras-chave: Amputação, fisioterapia,  pré e pós protetização,reabilitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

CAMARGO LIMA, R. (2024). EFEITOS DA REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PRÉ E PÓS PROTETIZAÇÃO EM MEMBROS INFERIORES: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA. Fiep Bulletin - Online, 94(1), 197–209. https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6855

Edição

Seção

ARTIGOS - CONGRESSO FIEPS