JUDÔ NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • MARIA EDUARDA BEZERRA LACERDA SWENDSEN Universidade Federal da Paraíba
  • EDSON SWENDSEN FERREIRA DA ROCHA Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6793

Palavras-chave:

Judô, Ensino Básico, Formação Docente, Educação Física

Resumo

Introdução: Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a perspectiva dos discentes de licenciatura em educação física da Universidade Federal da Paraíba sobre o judô como conteúdo escolar. O Objetivo é relacionar experiências da vivência do judô durante a formação docente, com as futuras posturas pedagógicas a serem adotadas, compreender as expectativas e identificar dificuldades sobre essa luta em âmbito escolar. Métodos: o estudo é de natureza qualitativa, de tipologia descritivo-explicativa, com recorte temporal transversal. Teve como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, que foram fundamentadas na análise de discurso. Participaram da investigação 30 discentes de licenciatura em educação física matriculados na UFPB, que já tinham cursado a disciplina judô. Resultados: os relatos mencionaram fatores como atenção, concentração, cooperação, respeito e defesa pessoal advindos da prática da modalidade. Além disso, ao questionar sobre as expectativas, foram identificados contextos que podem resultar na não abordagem dessa disciplina, como o (pre)conceito da violência, a evasão das aulas justificada pelo uso de aparelhos eletrônicos e imperativos sociais como a concepção de gênero, que ainda está presente na atualidade.  Conclusão: essa pesquisa torna-se relevante quando se remete a importância do judô em âmbito escolar, contribuindo também, nos quesitos principais do estudo que relatam as perspectivas dos discentes nos discursos obtidos, analisados e expostos, tornando-se instrumento de derivadas pesquisas e análises. Espera-se contribuir com reflexões sobre os meios didático-pedagógicos ainda na formação docente, possibilitando ao futuro professor, segurança e domínio do ensino do judô para que esse esporte esteja presente nas aulas de educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, P. P. S. Lutas no currículo da educação física no ensino fundamental sob o olhar da diversidade cultural: experiências na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. (Dissertação de mestrado em educação física) Universidade Federal do Pará. Belém, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017

__________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1998.

__________. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

GONDIM, D. F Dojô: espaço de educação. (Dissertação de mestrado em Educação Física), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

ORTEGA, M.E.S. Jogos de oposição: uma alternativa lúdica para inserção das lutas na escola. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Graduação em Educação Física) - UFRN, 2022.

PARLEBAS, Pierre. Activités physiques et éducation motrice, Paris, EPS, 1990

RIBEIRO, G. C. As lutas no contexto da educação física escolar: ênfase em jogos de lutas. Ciência é minha praia, Paraná, v.6, n. 1, p. 45-49, 2019.

SANTOS M.A.R.; BRANDÃO P.P.S. Produção do conhecimento em lutas no currículo da educação física escolar. Rev. Movimento, v 20, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.78143

UCHIDA, R. Uruwashi: o espirito do judô. São Paulo: Évora, 2013.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

BEZERRA LACERDA SWENDSEN, M. E., & FERREIRA DA ROCHA, E. S. (2024). JUDÔ NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Fiep Bulletin - Online, 94(1), 493–501. https://doi.org/10.16887/fiepbulletin.v94i1.6793

Edição

Seção

ARTIGOS - CONGRESSO FIEPS