06 - ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DO IFRR: PERÍODO DE TRANSIÇÃO DAS AULAS REMOTAS PARA PRESENCIAIS.

Autores

  • ELIAS PEREIRA DA SILVA
  • FELIPE DANIEL STOCKER
  • MOACIR AUGUSTO DE SOYZA
  • ELIANA DA SILVA COELHO MENDONÇA
  • MARCO JOSÉ MENDONÇA DE SOUZA

Palavras-chave:

Ensino médio. Desenvolvimento motor. T. Teste KTK

Resumo

Durante dois anos a Educação Física Escolar sofreu com o processo pandêmico que limitou a execução das atividades previstas no mundo e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Diante destes aspectos, neste estudo se fez essencial a realização de testes para avaliar o desenvolvimento motor, processo que compreende a aquisição de habilidades motoras e é essencial para o desenvolvimento de outras capacidades físicas, vendo que os escolares foram restringidos das saídas de casa, bem como interações ao ar livre. A amostra estudada foi composta por 36 escolares do ensino médio, de ambos os sexos, com idade de 15 a 17 anos, residentes no município de Boa Vista-RR. O estudo ocorreu no Ginásio de Esportes do IFRR, e o instrumento de pesquisa usado foi a bateria de testes (Körperkoordination Test für Kinder –KTK), proposto por (SCHILLING; KIPHARD, 1974). Sendo quatro tarefas a serem realizadas: traves de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferência sobre plataformas. O resultado do teste classificou o nível do desenvolvimento motor da amostra como normal, tendo 87,8% dos escolares com a coordenação motora normal e 12,8% com a coordenação motora boa. Concluindo que a análise dos componentes do teste pode auxiliar outros pesquisadores e profissionais que atuam com Educação Física escolar e iniciação esportiva a traçar projetos específicos para o desenvolvimento motor dos escolares no retorno às aulas presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-29

Como Citar

SILVA, E. P. D., STOCKER, F. D., SOYZA, M. A. D., MENDONÇA, E. D. S. C., & SOUZA, M. J. M. D. (2023). 06 - ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DO IFRR: PERÍODO DE TRANSIÇÃO DAS AULAS REMOTAS PARA PRESENCIAIS. Fiep Bulletin - Online, 93(1), 46 a 60. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6606

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)