48 - SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL ORAL EM PACIENTES HOSPITALIZADOS COM COVID-19

Autores

  • LAURO M. FERREIRA
  • LETÍCIA B. M. G. SILVA
  • WALTER M. J. JÚNIOR
  • POLLYANE R. E. BESSA

Palavras-chave:

Nutrição. Covid-19. Saúde. Suplementos Nutricionais Orais

Resumo

Introdução: Os primeiros registros de Covid-19 com características desconhecidassurgiram na cidade de Wuhan, China. Os sinais e sintomas eram parecidos com pneumonia. Ocorreram outras manifestações clínicas, porém no trato respiratório foi bastante notória. O surto de Covid-19 mudou profundamente a vida humana e trouxe novos desafios aos sistemas de saúde em todo o mundo. Indivíduos infectados com Covid-19 devem ser tratados para prevenir ou melhorar a desnutrição.

Objetivo: Elaborar uma revisão sobre suplementos nutricionais orais em pacientes com Covid-19 e/ou em recuperação. A presente pesquisa consistiu em uma revisão de literatura narrativa, realizada com base em artigos contidos em periódicos científicos, aportados nas bases PubMed e Scielo.

Métodos: Revisão de literatura, realizada nas plataformas Google Academic, PubMed e Scielo.

Resultados: a    suplementação nutricional   oral    hiperproteica,  hipercalórica, normocalórica,          com    adição   de    fórmula   contendo  módulo   de    proteína   e imunomoduladores, assim como a ingestão de vitaminas A e D também as vitaminas B, vitamina C, ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, bem como selênio, zinco e ferro, podem apresentar benefícios para pacientes acometidos por Covid-19, porém, são necessários estudos mais aprofundados.

Conclusão: A nutrição é elementar e fundamental no processo de recuperação de pacientes sobreviventes de Covid-19, se destacando a suplementação oral hiperproteica e hipercalórica  ou produto normoprotéico e  normocalórico com adição de  fórmula contendo módulo de proteína e imunomoduladores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

M. FERREIRA, L., B. M. G. SILVA, L., M. J. JÚNIOR, W., & R. E. BESSA, P. (2022). 48 - SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL ORAL EM PACIENTES HOSPITALIZADOS COM COVID-19. Fiep Bulletin - Online, 92(1), 506 a 524. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6541

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS