15 - DO JOGO AO E-SPORTS: ESPORTIVIZAÇÃO DO LEAGUE OF LEGENDS (LOL)

Autores

  • VINÍCIUS MOÇO PESSANHA
  • DIRCE MARIA CORRÊA DA SILVA

Palavras-chave:

esporte eletrônico, jogos online, esportivização

Resumo

O presente trabalho busca compreender a esportivização dos jogos eletrônicos, mostrando semelhanças e diferenças entre o jogo, o esporte e o e-sports. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os jogos online, sua identificação como esporte e alguns conceitos como jogo, jogos eletrônicos, esportivização, esporte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva pois busca-se observar, analisar e interpretar o fato sem interferir sobre ele. Tendo a esportivização do jogo League Of Legends como orientador do trabalho, conclui-se que dentre as características apresentadas pelo e-sports é possível percebê-lo como esporte apesar de ter surgido do jogo e como instrumento de lazer. Como e-sports, possui campeonatos específicos e entidade representativa (confederação). Conclui-se ainda que existe demanda de profissional de educação física na equipe multidisciplinar que acompanha as equipes de League Of Legends considerando tanto a preparação física e preventiva de comorbidades pelo tempo excessivo numa mesma posição corporal quanto na preparação técnica de ações táticas e estratégicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PESSANHA, V. M., & SILVA, D. M. C. D. (2021). 15 - DO JOGO AO E-SPORTS: ESPORTIVIZAÇÃO DO LEAGUE OF LEGENDS (LOL). Fiep Bulletin - Online, 91(1), 67a71. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6401

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)