10 - Comparação Dos efeitos de um programa realizado em bicicleta estacionária e Spinning®, com duração de oito semanas, sobre o emagrecimento com adultos JOVENS da cidade de Maceió.

Autores

  • Cassio Hartmann
  • Sandra Antunes Rocha Hartmann
  • Fábio da Silva Ferreira Vieira

Palavras-chave:

Bioestatística, Spinning®, Emagrecimento

Resumo

O presente estudo teve por objetivo avaliar e comparar os efeitos de um programa de treinamento realizado em bicicleta estacionária e Spinning®, com duração de oito semanas, sobre o emagrecimento em adultos jovens na cidade de Maceió. Para tanto, foram utilizados 03 grupos: inativos, Spinning® e ciclo-ergômetro-estacionário, divididos em três subgrupos amostrais compostos por 10 indivíduos cada, com faixa etária entre 21 e 41 anos. Segundo o tratamento estatístico Kolmogorov-Smirnov para verificação da homogeneidade da amostra em relação a idade, estatura, VO2 máx., FCR, PAS, PAD, IMC, % de gordura de três dobras cutâneas e RCQ.  As comparações foram realizadas através do protocolo de POLLOCK que verificou, as medidas da composição corporal. Os resultados intragrupos e intergrupos quando utilizado o tratamento estatístico (Anova Two Way e Post Hoc Tukey), observa-se que houveram diferenças significativas nas variáveis do (emagrecimento) da composição corporal, IMC e RCQ nos grupos (IMC= Pós-Spinning® x Pós-Estacionário) e (RCQ= Pré-Spinning® x Pré-Estacionário) e (RCQ= Pós-Spinning® x Pós-Estacionário) da mesma forma a variável do %G permaneceu semelhante. Sendo assim, conclui-se que embora a maioria das variáveis testadas no presente estudo, não tenham apresentado diferenças significativas, as variáveis RCQ e IMC entre os grupos supracitados foi significativa, demostrando a necessidade de futuras investigações a respeito das variáveis que se mostraram semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Hartmann, C., Hartmann, S. A. R., & Vieira, F. da S. F. (2021). 10 - Comparação Dos efeitos de um programa realizado em bicicleta estacionária e Spinning®, com duração de oito semanas, sobre o emagrecimento com adultos JOVENS da cidade de Maceió. Fiep Bulletin - Online, 91(1), 44a49. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6396

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>