A APLICABILIDADE DO CONTEÚDO LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITATIRA-CE.

Autores

  • FRANCISCA SAMARA MARCOLINO
  • LIA DE ALMEIDA ROCCO
  • PATRÍCIA RIBEIRO FEITOSA LIMA

Palavras-chave:

Lutas, Educação Física Escolar, Cultura Corporal

Resumo

As Lutas se desenvolveram processualmente se tornando um dos elementos da cultura corporal. A Educação Físicacom suas múltiplas manifestações deve ser assumida como disciplina de relevância, considerando as contribuições globais queesse conteúdo oferece aos sujeitos, entre as quais as Lutas é parte constituinte no oferecimento de tais benefícios. Verificar aaplicabilidade do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física em escolas públicas de Itatira-CE. O estudo foi realizado com 5professores que ministram aulas de Educação Física em escolas públicas municipais e estaduais do referido município, foiutilizada uma abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário com questões 5 questõesfechadas e 1 questão aberta. Os resultados mostram que 100% (n=5) dos professores utilizam as Lutas como conteúdo dasaulas de Educação Física, quanto à metodologia 100% dos professores (n=5), afirmam que se utilizam de práticas recreativas/lúdicas, 60% (n=3) apresentam vídeos aos alunos relacionados às Lutas, 20% (n=1). Sobre que tipo de Lutas devem serpraticadas na escola, os professores se dividem entre práticas lúdicas, Lutas específicas como Judô, Capoeira e Caratê e adiversidade de práticas, revelando a importância do docente firmar-se no reconhecimento do valor pedagógico e na formametodológica que efetivamente contribuirá na formação do aluno. Para refletir sobre a relação entre a prática de Lutas e aviolência, 60% (n=3) dos professores afirmaram que essas vivências não promove violência e 40% (n=2) responderam quedepende do professor se as Lutas irão contribuir em atitudes violentas. A partir dos resultados do presente estudo, pode-seconsiderar que os professores pesquisados reconhecem e adotam as Lutas como conteúdo em suas aulas, valendo-se namaioria das vezes de práticas lúdicas e recreativas, na tentativa de se promover uma Educação Física inclusiva e integradoraque contribua na construção de cidadãos críticos e pacíficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MARCOLINO, F. S., ROCCO, L. D. A., & LIMA, P. R. F. (2018). A APLICABILIDADE DO CONTEÚDO LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITATIRA-CE. Fiep Bulletin - Online, 88(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5963

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS