COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA MENSURAÇÃO DE GORDURA CORPORAL EM CRIANÇAS

Autores

  • APARECIDO PIMENTEL FERREIRA
  • BRUNO RAFAEL MARTINS CAMPOS
  • CARLOS EDUARDO ROCHA DE OLIVEIRA
  • NANCÍ MARIA DE FRANÇA

Palavras-chave:

criança, absortometria de raios-X de dupla energia e composição corporal.

Resumo


Introdução: A obesidade está sendo considerada uma epidemia mundial, atingindo todas as faixas etárias e muitas populações, mostrando altas correlações com muitos fatores de risco, inclusive na população pediátrica. É preciso avaliar a composição corporal, para verificar se o percentual de gordura está em níveis consideráveis saudável. Segundo HEYWARD et al. 2001, o método antropométrico, atualmente é o método de campo mais utilizado para determinar o percentual de gordura, devido a facilidade de aplicação em grandes populações, baixo custo dos equipamentos e pouco invasivo. Objetivo: Comparar os resultados de dois métodos de medidas do percentual de gordura em crianças. Métodos: A amostra foi constituída por 21 crianças de 10 a 12 anos, com idade (11,05 ± 0,38), estatura (146,02 ± 8,04) e massa corporal (37,09 ± 8,08). A gordura corporal foi mensurada por meio de dois métodos, sendo que um deles utilizando dois protocolos do método SLAUGTHER (1988): PROT. 1 - utiliza as dobras tríceps e subescapular (%GC= 0,783 x (doc) + 1,6) e PROT. 2 - tríceps e panturrilha (%GC= 0,735 x (doc) + 1,0). E o segundo método foi a absortometria de raios-X de dupla energia (DXA), utilizando aparelho da marca Lunar, modelo DPX-IQ, “software” 4.6A. Foram seguidas todas as recomendações do fabricante e todas as crianças tiveram um formulário livre e esclarecido assinado pelos pais.
Resultados: Os resultados encontrados pelos dois métodos foram: %GDXA (15,87 ± 5,76); %Gprot.1 (19,06 ± 4,74) e %Gprot.2 (20,50 ± 6,59). Discussão: Observa-se que os valores médios de %Gprot.1 e de %Gprot.2 diferem significativamente dos valores médios da %GDXA, entretanto,. %Gprot.1 e %Gprot.2 apresentaram forte correlação com %GDXA, 0,91 e 0,90, respectivamente, sendo ambas correlações estatisticamente significativa. E ainda os protocolos de composição corporal, foram validados em outras populações pediátricas. Desta forma torna-se necessário mais estudos para melhores esclarecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

FERREIRA, A. P., CAMPOS, B. R. M., OLIVEIRA, C. E. R. D., & FRANÇA, N. M. D. (2015). COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA MENSURAÇÃO DE GORDURA CORPORAL EM CRIANÇAS. Fiep Bulletin - Online, 76(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5362

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)