A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA.

Autores

  • RICARDO REUTER PEREIRA
  • VICENTE MOLINA NETO
  • FABIANO BOSSLE
  • CAMILLA HOLLEBEN DA ROCHA

Palavras-chave:

Formação de professores, Interdisciplinaridade, prática pedagógica em educação física.

Resumo


O objetivo desse artigo é contribuir com as discussões sobre a formação do professor de educação física e a prática pedagógica interdisciplinar na escola organizada por ciclos de formação na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Na proposta político-pedagógica voltada para o ensino por ciclos o que move a ação pedagógica é a prática interdisciplinar. Uma prática centrada em uma ação em conjunto com o objetivo romper com a fragmentação do conhecimento e promover um entendimento mais aprofundado da realidade do mundo, partindo de uma leitura mais próxima do contexto do aluno e se expandindo para um contexto mais global.
A metodologia deste estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, sendo utilizados instrumentos como observação participante (registradas em diário de campo), entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos.  A formação dos professores colaboradores deste estudo foi marcada por um modelo de ensino técnico instrumental. Durante esse período de formação foram pouco estimulados a pensar sobre o ensino interdisciplinar (ou conscientes de sua responsabilidade como sujeitos produtores de conhecimentos interdisciplinares), os professores passaram pela graduação, situações de passividade e de receptores de conhecimentos elaborados. Não vivenciaram práticas de ensino interdisciplinar e não foram preparados para trabalhar de forma interdisciplinar. Entendemos, portanto, que a trajetória de formação profissional dos professores reflete, posteriormente, na sua prática pedagógica. Neste sentido há uma necessidade de repensar a formação dos professores de Educação física para atuarem de maneira interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PEREIRA, R. R., NETO, V. M., BOSSLE, F., & ROCHA, C. H. D. (2015). A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA. Fiep Bulletin - Online, 76(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5278

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS