O PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA EQUIPE DE BASQUETEBOL BRASILEIRA DE ALTO RENDIMENTO: UMA ANÁLISE DO TEMPO REAL DESTINADO AO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS.

Autores

  • LEONARDO T. JOSGRILBERG
  • WALTER J. NUNES
  • FERNANDA B. BELTRÃO

Palavras-chave:

Gestão do Tempo Treinador Basquetebol.

Resumo


Introdução: As ações que um treinador assume em função da gestão do tempo nas sessões de treino surgem como um indicador de qualidade assumindo influência direta no desempenho da equipe. Objetivos: O presente estudo deseja investigar acerca da gestão do tempo disponibilizado durante as sessões de treinamento de uma equipe de basquetebol masculino adulto de alto. Pretende-se verificar o tempo útil destinado ao desenvolvimento de cada categoria proposta. Metodologia: Foi desenvolvido um estudo de caso com um formato descritivo através de uma versão reduzida e adaptada do sistema de observação direta em quadra, em que categorias foram codificadas utilizando o registro do tempo útil disponibilizado para cada uma delas em diversas sessões de treino do planejamento. Dados: A duração média das sessões de treinamento foi de 7117,77 (DP ± 253,71) segundos. A duração média por categoria em segundos foi: EA: 1406,39, PIO: 1764,05, PC A/D: 2825,86, PNE: 893,34, OU: 486,83. Para PID o tempo médio foi de 1307. Conclusões: Dois focos principais foram enfatizados: a estruturação da tática de jogo (estratégias) e o aperfeiçoamento das técnicas ofensivas individuais. A equipe analisada por este estudo, quando estiver atuando, concentrará suas forças no potencial de ataque. Porém, em jogos em que o percentual de arremessos de dois pontos estiver abaixo do previsto, a probabilidade de derrota será real diante da debilidade encontrada com relação ao treinamento das técnicas de defesa. Quando for necessário utilizar o potencial defensivo a fim de brecar as qualidades do adversário, as possibilidades de insucesso e derrota tornam-se maiores que as de vitória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

JOSGRILBERG, L. T., NUNES, W. J., & BELTRÃO, F. B. (2015). O PROCESSO DE TREINAMENTO DE UMA EQUIPE DE BASQUETEBOL BRASILEIRA DE ALTO RENDIMENTO: UMA ANÁLISE DO TEMPO REAL DESTINADO AO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS. Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5188

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)