A ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DA MUSCULATURA ERETORA DA ESPINHA NO LEVANTAMENTO DE PESO CORRETO E INCORRETO EM VOLUNTÁRIOS.

Autores

  • FABIANA AZEVEDO TERRA CUNHA

Palavras-chave:

Levantamento, Eletromiografia, Lombar.

Resumo


Nas atividades diárias dos seres humanos está incluído o ato de levantar objetos, seja retirando-os do chão, mesas ou cadeiras [1]. As lesões lombares resultantes de levantamento de peso são, primariamente, conseqüência da magnitude da carga erguida e da distância que o peso se encontra do corpo [2].O objetivo deste estudo é observar a atividade eletromiográfica da coluna lombar, em homens saudáveis, durante o levantamento de peso em duas posturas; correta e incorreta. A relevância deste trabalho é investigar a magnitude das diferenças entre os dois movimentos para melhor orientar os pacientes em relação às suas atividades diárias. Participaram do estudo 20 voluntários, do sexo masculino, tendo assinado o termo de consentimento. Eletrodos de superfície foram aderidos na musculatura eretora da espinha. A carga aplicada foi estipulada em 20% do peso corporal total de cada individuo, promovendo uma margem segura para a realização do movimento [3].Os voluntários se posicionaram em frente a uma cesta, sobre o solo, contendo a carga a ser elevada. Duas formas de elevação distintas foram realizadas. Uma forma envolvia a flexão do joelho mantendo o tronco o mais ereto possível,  preconizado pela literatura como a forma correta. E a outra constituía na elevação da carga apenas com o movimento de flexão de tronco e retorno ao ortostatismo sem movimento da articulação do joelho [4]. Foi calculado o RMS do sinal EMG no primeiro segundo da fase concêntrica. Para análise estatística foi utilizado o aplicativo Estatística versão 6.0 com o teste t-student, com nível de significância de p< 0.05. A ativação eletromiográfica na musculatura analisada no nível de L3 foi significativamente menor durante a elevação de carga de forma correta (p = 0,009). Sugerimos novos estudos com um maior número de voluntários, de ambos os sexos e diferentes idades, além de uma estimativa da pressão intradiscal através de aplicativos com modelos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

CUNHA, F. A. T. (2015). A ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DA MUSCULATURA ERETORA DA ESPINHA NO LEVANTAMENTO DE PESO CORRETO E INCORRETO EM VOLUNTÁRIOS. Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5134

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS