APRESENTAÇÃO DE UM FLUXOGRAMA COMO UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA PREVENTIVA À OCORRÊNCIA DAS LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS / DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO (LER/DORT)

Autores

  • SIRLENE GONÇALVES AMORIM ARAUJO SILVA

Palavras-chave:

LER/DORT, FLUXOGRAMA, ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO.

Resumo


Apesar de despertar atenção devido às más conseqüências que acarreta a diversos seguimentos industriais e empresariais, a trabalhadores, a Previdência Social, às seguradoras, a Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), às Delegacias,  Regionais do Trabalho (DRT) e sindicatos, as LER/DORT ainda continuam ocorrendo em grande incidência nos postos de trabalho brasileiros. Por este motivo, sua erradicação continua sendo um desafio. Estudos são freqüentemente realizados e várias soluções são apresentadas, mas, infelizmente, são poucas as empresas que investem eficazmente na saúde do trabalhador ou que obtêm sucesso com a elaboração e prática de seus programas de prevenção. Acreditando ser necessário ter, como princípio básico, o envolvimento e o comprometimento, tanto das empresas como de seus funcionários, e considerando que a base deste envolvimento é a informação, este estudo vai de encontro ao seu objetivo principal: apresentar uma proposta preventiva de fácil aplicação nas empresas, a qual leve, acima de tudo, informações simples e diretas. Que desperte, tanto no empregador quanto no empregado, o desejo de e o interesse em prevenir. Desta forma, espera-se também que a estratégia preventiva aqui apresentada, possa contribuir para que os profissionais que se dedicam à prevenção das LER/DORT a utilizem em seus programas preventivos, como mais um trunfo para se alcançar o êxito dos mesmos. O fluxograma, a ser apresentado como estratégia de prevenção, orienta a empresa e o trabalhador quanto aos caminhos a serem percorridos diante da ocorrência dos sintomas característicos das LER/DORT e, como acréscimo alerta-os a seguirem o caminho mais promissor. Utilizou-se, como fundamentação teórica do estudo, o pensamento de autores como Silva (2004), Assunção (1995), Miranda e Dias (2003), Settimi (2000) dentre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de análise documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SILVA, S. G. A. A. (2015). APRESENTAÇÃO DE UM FLUXOGRAMA COMO UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA PREVENTIVA À OCORRÊNCIA DAS LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS / DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO (LER/DORT). Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5128

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS