A DANÇA CONTEMPORÂNEA SEGUNDO BAILARINOS-COREÓGRAFOS

Autores

  • SIMONE GOMES
  • SEBASTIÃO VOTRE

Palavras-chave:

representações sociais, danças contemporâneas, diferenças.

Resumo

Esta pesquisa teve como objeto de estudo identificar os sentidos de dança para bailarinos-coreógrafos contemporâneos, através do levantamento das singularidades e regularidades mais presentes no discurso desse grupo social.  Para isso, realizamos entrevistas individuais semi-estruturadas com quatorze profissionais dentre os que mais se destacaram no mercado de dança da cidade do Rio de Janeiro, entre 1990 e 2002. Este período compreende o momento histórico em que a chamada dança contemporânea salta do gueto da marginalidade para o topo do mercado profissional  fenômeno registrado nos grandes centros urbanos do mundo ocidental. A opção metodológica adotada, com base nos estudos sobre Representações Sociais e Análise do Discurso, teve como principais referências Orlandi (2000), Ansart (1978), Stoer (2004) e Backzo (1985). Para este último, através dos discursos que uma classe atribui a si mesma, podemos levantar parte de seu imaginário.  Os resultados da pesquisa apontaram para a inadequação do termo dança contemporânea pois, segundo os sujeitos entrevistados, o que existe é uma multiplicidade de tendências que não se prendem a uma forma, metodologia ou estilo pré-definidos, mas que variam conforme as vicissitudes da criação.  Encontramos algumas regularidades que compõem uma rede de sentidos na qual essas diferentes tendências se enredam, dentre as quais destacamos o trânsito pelas diferenças. Ocorrem também: o desejo latente de transformação; o risco como atitude na vida e na dança; a valorização do momento presente como acontecimento único e a busca de um discurso autoral.

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Como Citar

GOMES, S., & VOTRE, S. (2015). A DANÇA CONTEMPORÂNEA SEGUNDO BAILARINOS-COREÓGRAFOS. Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5125

Edição

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TRABALHOS PUBLICADOS