PREVALÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO DA DOR EM IDOSOS DE UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA PARA A TERCEIRA IDADE NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ, BAHIA.

Autores

  • LUCIANA ARAÚJO DOS REIS
  • THAIZA TEIXEIRA XAVIER
  • WASHINGTON SILVA SANTOS
  • GILSON VASCONCELOS TORRES

Palavras-chave:

Idoso, Dor, Segmento corporal.

Resumo

O envelhecimento populacional, acompanhado da longevidade e somado às doenças crônicas e degenerativas não transmissíveis que acompanham o idoso, tem apresentado uma parcela significativa de idosos acometidos por dor crônica. Dor esta que pode interferir na realização das atividades da vida diária, podendo levar à limitação funcional, com conseqüente interferência na capacidade funcional destes idosos. Nesta perspectiva, este estudo de caráter exploratório descritivo com delineamento transversal visou investigar a prevalência, incidência e caracterizar a dor em 27 idosos participantes de grupos de convivência no município de Jequié, Bahia. A maioria dos idosos era do sexo feminino, com prevalência da dor e, 100% dos pesquisados, sendo que 77,7% apresentavam dor a mais de 6 meses. As localizações mais freqüentes foram a coluna lombar (44,4%), ombro direito/tórax superior e joelho (29,6 % ). As patologias pré-existentes citadas foram artrose (16,3%) e hérnia de disco (7,2 %). A intensidade de dor na escala numérica variou de 2 a 10 pontos, sendo relatada como insuportável (58,3%), severa (29,8%) e moderada (11,9%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

REIS, L. A. D., XAVIER, T. T., SANTOS, W. S., & TORRES, G. V. (2015). PREVALÊNCIA E CARACTERIZAÇÃO DA DOR EM IDOSOS DE UM GRUPO DE CONVIVÊNCIA PARA A TERCEIRA IDADE NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ, BAHIA. Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5090

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)