EFEITOS DE UM PERÍODO DE INATIVIDADE NA AMPLITUDE E CAPACIDADE FUNCIONAL DAS ARTICULAÇÕES DO QUADRIL E JOELHO APÓS EXERCICIOS DE ALONGAMENTO, EM IDOSOS.

Autores

  • ELIANE FLORENCIO GAMA
  • DANIEL RUIZ VEIGA
  • BRUNO JOSÉ DE SOUZA CUNHA
  • ROMEU RODRIGUES DE SOUZA

Palavras-chave:

quadril, joelho, exercícios de alongamento.

Resumo

Na terceira idade há uma crescente perda de flexibilidade devido às alterações que ocorrem no envelhecimento das articulações. Exercícios de alongamento podem  melhorar a flexibilidade articular e manter a capacidade do idoso de desempenhar suas atividades da vida diária com independência. Neste trabalho analisamos os efeitos de um período de inatividade de 30 dias sobre a amplitude de movimento e capacidade funcional das articulações do quadril e joelho, em idosos que fizeram exercícios de alongamento por 4 meses. Participaram 11 idosos, de ambos os sexos, com idade entre 65 e 75 anos, que  realizaram exercícios de alongamento estático ativo direcionado para membros superiores e inferiores. As amplitudes dos movimentos de flexão, extensão, abdução e adução do quadril e de flexão do joelho foram medidas através de goniometria: 1°- após  4 meses de treinamento, e 2° - após 30 dias de inatividade. Foi aplicado aos participantes, um questionário com 4 perguntas relacionadas à realização de atividades da vida diária: 1  sentar e levantar; 2  subir degraus; 3  levantar do solo e 4  calçar meias. Todos os movimentos pesquisados tiveram perda de amplitude de ambos os lados após trinta dias de inatividade, embora a diferença tenha sido estatisticamente significante apenas para os movimentos de flexão de joelho esquerdo (p=0,05) e abdução do quadril esquerdo (p=0,01). Em relação às respostas do questionário, verificamos que as atividades de sentar e levantar, subir degraus e calçar meias sofreram prejuízo. Apenas a de levantar do solo não foi prejudicada. É possível que se o período de inatividade fosse ampliado, ele afetaria mais intensamente as atividades do dia a dia do idoso tornando-o, portanto, cada vez mais dependente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

GAMA, E. F., VEIGA, D. R., CUNHA, B. J. D. S., & SOUZA, R. R. D. (2015). EFEITOS DE UM PERÍODO DE INATIVIDADE NA AMPLITUDE E CAPACIDADE FUNCIONAL DAS ARTICULAÇÕES DO QUADRIL E JOELHO APÓS EXERCICIOS DE ALONGAMENTO, EM IDOSOS. Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5081

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS