NÍVEL DE ASSOCIAÇÃO ENTRE VARIAVÉIS MORFOLÓGICAS, FISIOLÓGICAS E IMAGEM CORPORAL RELACIONADA À SAUDE NA SUA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVÍDUOS ADULTOS DE AMBOS OS GÊNEROS NO MUNICÍPIO DE NATAL - RN.

Autores

  • ROBERTO LUIZ MENEZES CABRAL FAGUNDES
  • JÔNATAS DE FRANÇA BARROS

Palavras-chave:

1. Atividade Física, 2. Variáveis Morfológicas e Fisiológicas, 3. Imagem Corporal.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o grau da associação entre variáveis morfológica e fisiológica da aptidão física relacionada à saúde e o nível de prática da atividade física e imagem corporal em indivíduos adultos de ambos os gêneros no Município de Natal-RN. O estudo foi analítico transversal. A amostra foi composta por 200 indivíduos de ambos os gêneros, praticantes de atividade física na faixa etária prevista entre 20 a 69 anos de idade. No Tratamento experimental utilizamos as variáveis morfológicas (Peso Corporal, RCQ, IMC), variáveis fisiológicas (VO2max, FCR, FCE, PAM e PAdif) e a variável imagem corporal. No tratamento estatístico utilizamos o teste de análise de variância. Fixou-se em 0,05 o nível para a rejeição da hipótese de nulidade. A associação entre variáveis pertencentes às dimensões morfológica e fisiológica relacionada à saúde, e o nível de prática da atividade física e imagem corporal, em indivíduos adultos de ambos os gêneros e nas respectivas faixas etárias registrou-se uma melhora significativa nos valores encontrados de Peso Corporal, RCQ, IMC, VO2max e PAdif e no índice de satisfação na imagem corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

FAGUNDES, R. L. M. C., & BARROS, J. D. F. (2015). NÍVEL DE ASSOCIAÇÃO ENTRE VARIAVÉIS MORFOLÓGICAS, FISIOLÓGICAS E IMAGEM CORPORAL RELACIONADA À SAUDE NA SUA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVÍDUOS ADULTOS DE AMBOS OS GÊNEROS NO MUNICÍPIO DE NATAL - RN. Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5080

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)