ANÁLISE DA MUDANÇA DO PADRÃO RESPIRATÓRIO EM IDOSAS ATRAVÉS DA CIRTOMETRIA; UTILIZANDO-SE DE EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS E ESTIMULAÇÃO DIAFRAGMÁTICA.

Autores

  • FÁBIO RODRIGUES OLIVEIRA
  • MATEUS LINHARES CARDOSO
  • FLÁVIA CAMPOS QUINTÃO
  • ROSE GIORDANO PATRÍCIO DA SILVA

Palavras-chave:

Cirtometria, Capacidade Pulmonar Total, Exercícios respiratórios manuais.

Resumo

Raramente os exercícios respiratórios utilizados na fisioterapia são voltados para a melhora do padrão respiratório buscando atingir a Capacidade Pulmonar Total (CPT) e são poucos os programas que abordam especificamente a melhora desse padrão. Porém a fisioterapia vem apresentando evolução significativa trazendo benefícios e podendo influenciar diretamente no padrão respiratório de indivíduos com redução da CPT. O objetivo deste estudo foi analisar a eficiência de um programa de exercícios respiratórios em idosas com redução da oxigenação pulmonar, buscando mudar o padrão respiratório e procurando melhorar a capacidade pulmonar total dos pacientes tratados. Para a realização deste estudo foram avaliados 4 indivíduos, com média de idade de 79,5 anos (14,5), do gênero feminino, não tabagistas, sedentárias e apresentando redução da CPT. Para tal foram realizados exercícios de expansão torácica, inspiração fracionada, inspiração sustentada máxima, expiração fracionada e estimulação diafragmática, durante 14 sessões de 45 minutos, 5 vezes por semana. Os pacientes foram avaliados através da cirtometria torácica, antes e após cada sessão. Os dados referentes às medidas cirtométricas foram submetidos a análise estatística (teste t-student pareado). Ao final das 14 sessões de tratamento, notou-se que todas as participantes obtiveram aumento na expansibilidade torácica, principalmente nas regiões apical e basal, proporcionando um bem estar às pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

OLIVEIRA, F. R., CARDOSO, M. L., QUINTÃO, F. C., & SILVA, R. G. P. D. (2015). ANÁLISE DA MUDANÇA DO PADRÃO RESPIRATÓRIO EM IDOSAS ATRAVÉS DA CIRTOMETRIA; UTILIZANDO-SE DE EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS E ESTIMULAÇÃO DIAFRAGMÁTICA. Fiep Bulletin - Online, 76(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5055

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS