EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÃO ENTRE INATIVIDADE FÍSICA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE.

Autores

  • RAMON WAGNER BARBOSA DE HOLANDA
  • PABLO RUDÁ FERREIRA BARROS DE SOUZA
  • WEDJA DA SILVA CARNEIRO
  • MARCELO PERREIRA COELHO FILHO

Palavras-chave:

Inatividade física, Índice de Massa Corporal e Escolares.

Resumo


É cada vez maior o número de crianças inativas e obesas. Diversos fatores podem ser atribuídos a esta situação, tais como os avanços tecnológicos, maus hábitos alimentares e a falta de atividades físicas. Para tanto, realizamos uma amostragem com 60 crianças de duas escolas do Ensino Fundamental I, sendo 50% das crianças de uma escola que é contemplada com as aulas de educação física e 50% daquelas que não são assistidas. Alguns critérios foram utilizados no intuito de determinar o nível de sobrepeso, obesidade e de atividade física. O nível de atividade física foi avaliado através do questionário de atividade física para crianças (Physical Activity Questionnaire for Older Children, PAQ-C). Tal questionário avalia o nível de atividade física moderada e intensa de crianças nos sete dias anteriores à aplicação do mesmo. É composto por nove questões, sendo cada uma com valores que variam de 1 a 5 e o escore final é obtido pela média das questões, representando o intervalo de muito sedentário (1) a muito ativo (5). Os escores 2, 3 e 4 indicam as categorias sedentário, moderadamente ativo e ativo, respectivamente.. Para determinação do nível de sobrepeso e obesidade, foi utilizado o padrão da National Center for Health Statistics (NCHS). O (IMC=Kg/m²) é expresso em unidades de desvio padrão (escore Z). Cole et al. Corresponde o (IMC 25kg/m²) como sobrepeso e 30kg/m² como obesidade em crianças a partir de dois anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

HOLANDA, R. W. B. D., SOUZA, P. R. F. B. D., CARNEIRO, W. D. S., & FILHO, M. P. C. (2014). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÃO ENTRE INATIVIDADE FÍSICA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE. Fiep Bulletin - Online, 84(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4613

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS