INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE GINÁSTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE PORTO ALEGRE.

Autores

  • HEVLIN ANAIR RIBEIRO
  • DÉBORA RIOS GARCIA

Resumo

No envelhecimento todas as funções do organismo declinam, o prejuízo da autonomia passa a ser um grande obstáculo principalmente na realização de atividades diárias, por isso o presente estudo teve como objetivo verificar a influência da atividade física nas atividades da vida diária de idosos participantes do grupo de ginástica de uma instituição particular de Porto Alegre. O estudo de natureza quantitativa, de campo, do tipo descritivo foi realizado com 30 idosos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 60 anos, sendo que todos participavam do grupo de ginástica duas vezes por semana. Para a coleta de dados, utilizaram-se o questionário IPAQ forma longa adaptada para idosos e o protocolo de testes GDLAM (Grupo de Desenvolvimento Latino Americano para a Maturidade) para a avaliação da autonomia funcional, aferidos pelo tempo em segundos. O presente estudo serve de base para obter um maior conhecimento da realidade dos idosos que freqüentam o grupo de ginástica em relação à autonomia funcional, onde os resultados apontam que apesar de praticarem atividade física, os idosos não tiveram um bom desempenho nos testes, isso se deve ao fato de uma boa parcela não praticar exercícios físicos regulares, ou seja, a freqüência das atividades físicas serem menos de três vezes por semana, confirmando assim os resultados dos testes do protocolo GDLAM que em sua maioria foi considerado com resultados fracos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

RIBEIRO, H. . A., & GARCIA, D. R. (2014). INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE GINÁSTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE PORTO ALEGRE. Fiep Bulletin - Online, 84(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4407

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)