FAMÍLIAS ACOMPANHANTES NA HOSPITALIZAÇÃO DE DOENTES CRÔNICOS EM HOSPITAL ESCOLA: SIGNIFICADOS E CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS.

Autores

  • Débora Braga Zagabria
  • Lucia Helena Machado do Carmo
  • Maria Tereza Mendes Alves Pereira

Palavras-chave:

família- doença crônica – hospitalização,

Resumo

O tratamento de doentes crônicos é um dos desafios da sociedade contemporânea, no campo do saber técnico, científico e da família. Desafios que indicam manter a vida do doente com qualidade. Sendo assim, as hospitalizações são freqüentes e necessitam de cuidados e de acompanhante. Acompanhamento este delegado à família que, como novo sujeito do tratamento vivencia experiências carregadas de significados e das condições institucionais viabilizadas para tal. O objetivo do estudo é construir um referencial de suporte ao entendimento do acompanhamento familiar em instituição hospitalar. Pesquisa quanti-qualitativa, realizada de março à agosto de 2010, no Hospital Universitário de Londrina – Paraná, com 66 famílias acompanhantes de doentes internados nas unidades de tratamento. Coleta de dados através de entrevistas conduzidas com questionário e analisada pelo método estatístico e pela técnica de análise de conteúdo. Os dados revelaram que a maioria dos familiares é procedente da cidade de Londrina, na faixa etária entre 41 a 60 anos, com predominância do sexo feminino. A maioria dos sujeitos reside com o paciente, e acompanham o doente em período integral, possuem experiência anterior do acompanhar. associado à atividade laboral; e para o acompanhar receberam informações sobre o diagnóstico. Quanto às condições institucionais permanecem nas enfermarias, acomodados em poltronas, realizam alimentação e higiene no próprio hospital. Os significados atribuídos estão relacionados à proteção do doente, parceria nos cuidados devido à dependência gerada pela doença, fazer companhia, participar, fiscalizar e controlar o tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-12

Como Citar

Zagabria, D. B., Carmo, L. H. M. do, & Pereira, M. T. M. A. (2011). FAMÍLIAS ACOMPANHANTES NA HOSPITALIZAÇÃO DE DOENTES CRÔNICOS EM HOSPITAL ESCOLA: SIGNIFICADOS E CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/414

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)