ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE OS INDICADORES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES DE ESCOLA DA REDE PRIVADA DE MARINGÁ/PR.

Autores

  • PAULO TSUNETA
  • AMAURI A.B. OLIVEIRA

Palavras-chave:

aptidão física, saúde, obesidade

Resumo

O estilo de vida tem sido uma preocupação central de estudos relacionados a obesidade nos últimos anos. Nesse sentido, o propósito desse estudo foi o de desenvolver uma analise entre os indicadores de aptidão física relacionada à saúde em escolares de uma escola da rede privada de Maringá/PR/Brasil. A amostra utilizada constituiu-se de 1630 alunos, sendo 780 do sexo feminino e 850 do sexo masculino, com idades entre 7 e 17 anos matriculados na Escola. A coleta de dados foi realizada no período de agosto a setembro do ano de 2003, durante as aulas de Educação Física do Colégio, pelos autores do estudo, professores de Educação Física da Escola e estagiários de do Curso de Educação Física. Para analise dos parâmetros motores utilizou-se os critérios de saúde estabelecidos pelo Physical Best (AAHPERD, 1988), para determinação do sobrepeso e obesidade utilizou-se os valores de corte para Índice de Massa Corporal (IMC), sugeridos por Dietz e col.(2000). A análise estatística incluiu o cálculo dos valores em quartis. Os resultados produzidos foram apresentados com a freqüência e valores percentuais de alunos que atenderam os critérios para cada quartil. Os principais resultados do presente estudo referem-se ao baixo índice de escolares que atenderam o critério proposto para o Physical Best nos componentes de aptidão cardiorrespiratória e força/resistência muscular em todas as idades, sendo que apenas no componente de flexibilidade aproximadamente 50% dos escolares atenderam os critérios. Como aspectos conclusivos centrais pode-se verificar que a aptidão cardiorrespiratoria e o componente de força/resistência muscular, apresentaram em cada quartil, apenas um pequeno percentual de escolares que atenderam os critérios de saúde, principalmente no p75. É importante observar que o quartil p75 representa os valores de corte para sobrepeso sugerido por Cole et al. (2000). Os resultados encontrados para os componentes de aptidão cardiorrespiratória e força/resistência muscular, bem como aumento dos índices de prevalência de sobrepeso e obesidade, entre os nossos escolares podem ser um indicativo da diminuição da atividade física ocupacional, bem como da falta da pratica de exercícios físicos em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

TSUNETA, P., & OLIVEIRA, A. A. (2014). ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE OS INDICADORES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES DE ESCOLA DA REDE PRIVADA DE MARINGÁ/PR. Fiep Bulletin - Online, 77(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4109

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.