ESTRESSE OXIDATIVO E PERFIL LIPÍDICO DE ANIMAIS DESNUTRIDOS E EXERCITADOS
Palavras-chave:
Desnutrição, exercício, estresse oxidativoResumo
O objetivo desse trabalho foi estudar o estresse oxidativo e o perfil lipídico de animais desnutridos e submetidos ao exercício físico (natação 30 minutos por dia, 5 dias por semana durante 8 semanas). Foram utilizadas 28 ratas Fisher, distribuídas em quatro grupos: Controle Sedentário (CS), Controle Treinado (CT), Desnutrido Sedentário (DS) e Desnutrido Treinado (DT). Concluímos que: a) o treinamento físico de natação aplicado não causou danos musculares detectáveis pelo marcador bioquímico creatina quinase, apesar de causar modificações positivas ocorridas no peso corporal dos animais DT; b) a desnutrição promoveu um aumento significativo nas concentrações de colesterol total e HDL, e o exercício não foi capaz de reverter esse quadro; c) os aumentos nas concentrações de HDL nos animais desnutridos não foram seguidos de aumento na atividade da paraoxonase, o que abre caminho para formulação da hipótese de que as HDLs dos animais desnutridos podem não desempenhar a função antioxidante esperada para essas moléculas; d) o aumento nas concentrações das sulfidrilas totais, livres e ligadas em animais desnutridos precisam ser estudadas conjuntamente com outros marcadores de estresse oxidadativo.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTRESSE OXIDATIVO E PERFIL LIPÍDICO DE ANIMAIS DESNUTRIDOS E EXERCITADOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3807