EFEITOS DE 8 SEMANAS DE TREINAMENTO RESISTIDO ASSOCIADO AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO SOBRE OS FATORES DE RISCO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM IDOSOS.

Autores

  • ANA RUBIA MENEZES BARBOSA
  • ADILSON MIRANDA DE ALMEIDA
  • KLEBER FARINAZO BORGES
  • MÁRIO SÉRGIO VAZ DA SILVA

Palavras-chave:

Idosos, Exercício Resistido, Hipertensão arterial

Resumo

OBJETIVO: Verificar os benefícios de um programa de treinamento resistido associado ao tratamento farmacológico em idosos hipertensos do programa “Feli(z)Idade”. METODO: Foram pesquisados 21 idosos de ambos os sexos sendo 17 mulheres e 4 homens que freqüentaram o projeto institucional FELI(Z)IDADE promovido pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED) com média de idade 64,14 ± 2,59. A pesquisa foi de caráter descritivo experimental, pelo método quantitativo, sendo utilizado a técnica de conveniência para a seleção da amostra. Os dados foram coletados por questionários adaptados e validados, IMC, percentual de gordura e circunferência de cintura e teste de repetições máximas. A tabulação deu-se por média com desvio padrão com teste t de Studant, e teste de wilcoxon para duas amostras relacionadas com significância de p<0,05. Os dados foram analisados pelo laboratório de epidemiologia da FACIMED (FACIEPI). RESULTADOS: 57,1% freqüentaram a escola por quatro anos, 71,4% nunca fumou e 95,5% não fazem ingestão alcoólica semanal, 85,7% consomem frituras, 34,2% ingerem diuréticos diariamente, 57,1% sente sua vida vazia. O IMC feminino pré 30,04±6,09 pós 31,2±5,27 para homens IMC pré 27,1±4,11 pós 23,9±2,9 Em relação à pressão arterial sistólica na 1ª semana a média pré-treinamento físico foi de 134,3 mmHg e pós-treinamento de 144 mmHg, já na 8º semana de treinamento a média prétreinamento foi 126,5 mmHg e pós-treinamento 121,7 mmHg, (p= 0,027) e a pressão arterial diastólica 1ª semana a média prétreinamento foi de 83,9 mmHg e pós-treinamento de 90,7 mmHg, já na 8º semana de a média pré-treinamento foi 81,9 mmHg e pós-treinamento 79 mmHg. CONCLUSÃO: Conclui-se que há evidências de benefícios fisiológicos, hipotensão aguda, com a intervenção do treinamento resistido e o tratamento farmacológico nos idosos hipertensos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

BARBOSA, A. R. M., ALMEIDA, A. M. D., BORGES, K. F., & SILVA, M. S. V. D. (2014). EFEITOS DE 8 SEMANAS DE TREINAMENTO RESISTIDO ASSOCIADO AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO SOBRE OS FATORES DE RISCO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM IDOSOS. Fiep Bulletin - Online, 78(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3803

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.