A INFLUÊNCIA DA INICIAÇÃO DESPORTIVA DO FUTEBOL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO SEXO MASCULINO COM IDADES ENTRE 11 A 13 ANOS.

Autores

  • João Eduardo Bicca Carmo Coronel

Palavras-chave:

Desenvolvimento Motor, Iniciação Esportiva e Futebol

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar a influência da iniciação desportiva do futebol no desenvolvimento motor de crianças do sexo masculino com idades entre 11 a 13 anos, através da aplicação de uma bateria de testes (velocidade 100 jardas, agilidade shuttle run e impulsão horizontal) e verificação das medidas de altura e peso. O número total da população foi de 13 (treze) crianças. Após a aplicação dos testes e verificação das medidas foram obtidos os seguintes dados: nas características antropométricas pode-se observar que as crianças encontram-se em estágio de desenvolvimento mais avançado que a média ideal (Escola de Saúde Pública de Harvard) e nos testes de desempenho motor, comparados aos gráficos e valores médios ideais para cada faixa etária conforme Gallahue (2003), No teste da Velocidade de 100 jardas: percebeu-se que 63% das crianças conseguiram acabar o teste com escore abaixo do escore ideal, 36% excederam o escore ideal. No teste de Shuttle Run: apenas 27% das crianças ficaram abaixo do escore ideal e 55% excederam o escore ideal, ficando 18% das crianças dentro do escore ideal do teste. E no último teste de Impulsão Horizontal: este teste foi o equilibrado 45% das crianças pesquisadas atingiram o escore abaixo do nível ideal, 45% ficaram acima do escore ideal e 10% atingirão o escore ideal para a faixa etária. De acordo com os dados obtidos nas mensurações e nas aplicações dos testes podemos concluir que a maioria das crianças que praticam periodicamente um esporte, no caso o futebol, apresentam ganhos significativos no desenvolvimento das habilidades motoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-13

Como Citar

Coronel, J. E. B. C. (2011). A INFLUÊNCIA DA INICIAÇÃO DESPORTIVA DO FUTEBOL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO SEXO MASCULINO COM IDADES ENTRE 11 A 13 ANOS. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/380

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS