DITADURA, PóS-GRADUAçãO E EDUCAçãO FíSICA: UMA ANáLISE DA IMPLANTAçãO DOS PROGRAMAS DE PóS-GRADUAçãO PARA áREA PELOS GOVERNOS MILITARES (1970-1985)

Autores

  • THIAGO PELEGRINI
  • MáRIO LUIZ NEVES DE AZEVEDO

Palavras-chave:

Pós-graduação, História da Educação Física, legislação educacional

Resumo

A implantação da pós-graduação na área de Educação Física, ocorrida na década de 70 do século XX, possibilitou a ascenção de uma perspectiva de pesquisa que se tornou hegemônica e recebeu atenção especial dos governos militares. Esse encaminhamento pautou-se por concepções de ciência importadas e orientadas para o controle dos parâmetros fisiológicos e biomecânicos ligados ao esporte e a atividade física. Ante o exposto, o escopo desse ensaio refere-se à realização de uma análise do processo histórico de implantação e de afirmação da pós-graduação na área de Educação Física e sua relação com a política educacional dos governos militares. Procura-se, também, identificar a influência e a incorporação do modelo estadunidense de pós-graduação. A fim de alcançar os objetivos propostos, adota-se uma perspectiva teórico-metodológica fundamentada nas categorias analíticas do materialismo histórico e dialético com a intenção de apreender a relação dialética entre o geral e o particular, perpassada pelo exame histórico das fontes documentais. Assim, optou-se pela utilização das categorias, “Estado”, “bloco histórico”, “hegemonia” e “ideologia” do pensador Antonio Gramsci e “bloco de poder” do teórico Nico Poulantzas. Constatou-se que a implantação da pós-graduação na área de Educação Física adotou a mesma lógica do projeto educacional dos governos militares e serviu aos interesses do sistema esportivo nacional. Quanto à estrutura e organização dos programas de pós-graduação verificou-se a incorporação do modelo e a adesão à concepção de ciência e prática de pesquisa de linha positivista hegemônica nos Estados Unidos. A direção dada á área concretizou-se pelo consentimento e atendimento dos interesses dos diversos atores sociais ligados área, sobretudo intelectuais, dirigentes de escolas superiores e professores. Por fim, destaca-se a criação, não esperada, de espaços de contra-hegemonia fundamentais ao desenvolvimento de uma tendência crítica de pesquisa em Educação Física no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PELEGRINI, T., & AZEVEDO, M. L. N. D. (2014). DITADURA, PóS-GRADUAçãO E EDUCAçãO FíSICA: UMA ANáLISE DA IMPLANTAçãO DOS PROGRAMAS DE PóS-GRADUAçãO PARA áREA PELOS GOVERNOS MILITARES (1970-1985). Fiep Bulletin - Online, 78(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3760

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS