COMPARAÇÃO DAS ATIVIDADES ELETROMIOGRÁFICAS DO BÍCEPS FEMORAL E GASTROCNÊMIOS NA MESA FLEXORA REALIZADA EM DORSIFLEXÃO E FLEXÃO PLANTAR.

Autores

  • DIEGO ALMEIDA DE ABREU
  • JURANDIR BAPTISTA SILVA
  • VICENTE PINHEIROS LIMA
  • ESTÉLIO H. M. DANTAS

Palavras-chave:

EMG, dorsiflexão, flexão plantar

Resumo

As atividades em academia ganharam inúmeros adeptos nos últimos anos, dentre as várias opções de atividades, temos o treinamento contra resistência como um dos mais procurados, através de aulas de musculação e ginástica localizada entre outras. Nessas atividades os exercícios localizados, são importante ferramenta para a elaboração dos programas de treinamento. Nesse contexto surge a eletromiografia de superfície como instrumentação que auxilia na aquisição do conhecimento dos exercícios localizados, quando possibilita a determinar atividade elétrica dos músculos investigados, tendo sido escolhida neste estudo para verificar a atividade elétrica dos músculos gastrocnêmios e bíceps femoral no exercício mesa flexora, quando realizado em flexão plantar e dorsiflexão. Participaram do estudo seis sujeitos do gênero masculino, não praticantes de musculação, escolhidos por conveniência, sem lesão no aparelho locomotor e ou doença, com idade média de 23.7 ± 4.6 anos, não obesos. Os dados receberam tratamento descritivo e inferencial, utilizando o programa STATISTICA. Através do teste Kolmogorov-Smirnov verificou-se que os dados apresentaram distribuição normal, desta forma, para comparação das duas posições, foi utilizado ANOVA one-way, com o teste post-hoc de Tukey, com nível de significância de 0,05. A comparação (ANOVA) entre as duas posições foi realizada nos valores de RMS de cada músculo. Os resultados apontaram que os gastrocnêmios medial e lateral apresentaram maior atividade eletromiográfica na condição de flexão plantar(34,11 ± 7.12 ; 36,88 ± 6,59, respectivamente) e que o bíceps femoral apresentou maior atividade na condição dorsiflexão (41,23 ± 7,42). Os valores foram obtidos quando comparado as atividades dos músculos envolvidos no estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

ABREU, D. A. D., SILVA, J. B., LIMA, V. P., & DANTAS, E. H. M. (2014). COMPARAÇÃO DAS ATIVIDADES ELETROMIOGRÁFICAS DO BÍCEPS FEMORAL E GASTROCNÊMIOS NA MESA FLEXORA REALIZADA EM DORSIFLEXÃO E FLEXÃO PLANTAR. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3681

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)