PERFIL DAS ALTERAçõES MIO-ARTICULARES EM FUNCIONáRIOS DE DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DAS EMPRESAS DO RAMO DE MAçã DA CIDADE DE FRAIBURGO-SC.

Autores

  • JAILE TORRI
  • IRINEU JORGE SARTOR
  • AMANDA CRISTINA BRAS DE SOUZA
  • DANIELA BRANCO LIPOSCKI

Palavras-chave:

Alterações Mio-Articulares, Departamento de Recursos Humanos, Empresas de Maçã

Resumo

INTRODUÇÃO: Os distúrbios músculo-esqueléticos são afecções que podem acometer músculos, tendões e bolsas articulares, atingindo principalmente os membros superiores, região escapular e pescoço. São decorrentes de trabalhos onde existem movimentos contínuos, repetitivos e manutenção de posturas inadequadas, sem que aja tempo viável para a recuperação do músculo solicitado. OBJETIVO: O presente estudo buscou verificar a incidência, a sintomatologia e as regiões anatômicas mais acometidas, além das principais posturas e movimentos adotados durante a jornada de trabalho e do índice de absenteísmo provocado pelos distúrbios músculo-esqueléticos em funcionários de departamento de recursos humanos. MÉTODOS: Os dados foram coletados através de questionário, formulado com base nos instrumentos usados nos estudos de Massambani e Pereira. Também utilizou-se a Escala CR10 de Borg para mensurar o nível de dor. Estes instrumentos foram aplicados em 9 empresas, totalizando 46 sujeitos que trabalham no referido setor. RESULTADOS: Através dos dados obtidos conclui-se que a incidência das alterações mio-articulares foi de 15,56%, com prevalência do gênero feminino (57,14%). As regiões anatômicas mais afetadas foram: punho, mãos, ombro, pescoço e coluna lombar. Os principais sintomas incluem: queimação, fadiga e dor latejante, que são sentidos principalmente no final do expediente. As principais mudanças no comportamento dos funcionários são: ansiedade, fadiga física, irritabilidade e nervosismo sendo que a maioria não pratica nenhum tipo de atividade física. O nível de dor mensurado nos sujeitos varia de absolutamente nada até dor nível 6. As principais posturas e movimentos que ocorrem durante o trabalho são: movimentos repetitivos com punho e mãos, rotação de tronco sentado, apoio de cotovelo na mesa, flexão do pescoço, uso de técnicas manuais e manutenção de postura estática por longos períodos. O índice de absenteísmo foi zero. CONCLUSÃO: Parece oportuno estabelecer medidas preventivas como ginástica laboral e análise ergonômica dos postos de trabalho, a fim de minimizar os eventuais problemas surgidos pela atividade laborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

TORRI, J., SARTOR, I. J., SOUZA, A. C. B. D., & LIPOSCKI, D. B. (2014). PERFIL DAS ALTERAçõES MIO-ARTICULARES EM FUNCIONáRIOS DE DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DAS EMPRESAS DO RAMO DE MAçã DA CIDADE DE FRAIBURGO-SC. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3649

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)