MUNICIPAN, JOGOS PAN-AMERICANOS E PARAPAN-AMERICANOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO DA 6ª CRE: A ÓPTICA DE UM PROFISSIONAL PRESENTE.

Autores

  • REGINA MARQUES NUNES ROSA

Palavras-chave:

Municipan, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Educação Física Escolar

Resumo

O MUNICIPAN propôs repensar a nossa sociedade e valores humanos tão essenciais no nosso cotidiano. Discutiuse um modelo de gestão de sociedade, em que vencer a qualquer preço não é a melhor saída, mas assegurar o companheirismo, justiça e honestidade sobretudo a ética. Divulgar o MUNICIPAN é o objetivo geral do estudo, relatando a inclusão, elucidando a preocupação da 6ª CRE tornando real os jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos. É relevante mostrar à Educação Física os benefícios do MUNICIPAN, cujo caráter inclusivo se faz presente no projeto, a socialização e humanização das crianças que participaram do MUNICIPAN, levando os alunos a se percebessem como parte da sociedade, vivenciando a percepção, os valores sociais, minimizando o risco social e a evasão escolar. Foram realizados congressos pautados na MultiEducação e nos PCNs referentes à Educação Física, buscando suporte para as práticas - vertentes trabalhando como integradores e promotores na prática da Educação Física, contribuindo para a cidadania, autonomia, cooperação, participação social, afirmando valores e princípios democráticos. O estudo é de natureza qualitativa e descritiva para coleta de dados. Foi utilizada a técnica projetiva da alegoria dos animais, de Postic (1993), e Chevalier & Gheerbrant (1999), cuja simbologia do Mascote complementa este estudo na linguagem do Imaginário Social. A amostra intencional segundo Gil (1987), é composta por profissionais da 6ª CRE e de Educação Física, com quinhentos e cinqüenta alunos de ambos os sexos, entre quatro e dezessete anos, de cinqüenta e oito escolas. Os jogos foram realizados com dez modalidades divididos em cinco categorias. O golfinho que foi o mascote dos jogos MUNICIPAN, símbolo da regenerescência, adivinhação, sabedoria e prudência relacionada aos alunos, simboliza a mudança, a transformação, o saber e a socialização, com sabedoria e prudência vencem seus limites, superam obstáculos e consagram-se heróis. A simbologia dos golfinhos no Brasão da Prefeitura representa o Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

ROSA, R. M. N. (2014). MUNICIPAN, JOGOS PAN-AMERICANOS E PARAPAN-AMERICANOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO DA 6ª CRE: A ÓPTICA DE UM PROFISSIONAL PRESENTE. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3634

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS