A ORGANIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO SOBRE FEDERAÇÕES ESPECIALIZADAS EM ESPORTES COLETIVOS NO ESTADO DO AMAZONAS.

Autores

  • SHEYLANE BELTRÃO DE QUEIROZ
  • SIDNEY NETTO

Palavras-chave:

federações esportivas, regulamentos, competição

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de verificar como as Federações Esportivas do estado do Amazonas, especializadas em esportes coletivos (basquetebol, voleibol, futsal, futebol e handebol) determinam os objetivos das competições das categorias menores, verificar as adaptações das regras de jogo em relação aos adultos e identificar as formas de disputas utilizadas. Concluiu-se que: (i) apenas três Federações (voleibol, basquetebol e futebol) definem em seus regulamentos os objetivos que pretendem alcançar com a realização das competições de menores; (ii) não existem diferenças na duração do tempo do jogo, com exceção no do handebol, as demais competições são idênticas às dos adultos; (iii) existe variabilidade na idade nas quais se iniciam as competições de menores e finalmente; (iv) as formas de disputas das competições infantis e juvenis, de todas as modalidades pesquisadas, são reproduções das competições de adultos e as crianças têm idades abaixo daquelas preconizadas pela literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DE QUEIROZ, S. B., & NETTO, S. (2014). A ORGANIZAÇÃO DE COMPETIÇÕES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO SOBRE FEDERAÇÕES ESPECIALIZADAS EM ESPORTES COLETIVOS NO ESTADO DO AMAZONAS. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3555

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS