EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE TREINAMENTO DA FLEXIBILIDADE PASSIVA DINÂMICA AUXILIADA EM ADULTOS PARTICIPANTES DE PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED.

Autores

  • ELIENE CHAGAS BANDEIRA
  • RAYANNA DE ARAÚJO COSTA
  • ADRIANO ROBSON NOGUEIRA DE LUCENA
  • CLAUDIA BARONE ROCHA
  • JOSÉ FERNANDES FILHO

Palavras-chave:

técnica de alongamento, ginástica laboral, flexibilidade

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar e comparar os efeitos de um Protocolo de flexibilidade dinâmica auxiliada dentro de um Programa de Ginástica Laboral na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal-FACIMED, (Rondônia Brasil). A amostra, foi composta por 19 funcionários de ambos os sexos com idade média 31,2 anos ±11,94, divididos em dois grupos: grupo treinamento (GE) (mulheres, n=5 e homens, n=4) e grupo controle (GC) (mulheres, n=5 e homens, n=5). Todas as avaliações foram realizadas no laboratório de Fisiologia e Biomecânica da FACIMED entre os dias 17 a 20 de março de 2008 (Avaliação diagnóstica) e entre os dias 23 a 28 de maio de 2008 (avaliação pós-treinamento), no horário correspondente as 14h00min até as 17h00min. Foi aplicado pré-teste e pós-teste (que mediram a Amplitude Articular) utilizando o método goniométrico nos movimentos Flexão Tóraco Lombar(FTL); Flexão de Quadril Direito(FQD); Flexão de Quadril Esquerdo(FQE); Extensão Horizontal de Ombro Direito(EHOD) e Extensão Horizontal de Ombro Esquerdo(EHOE). O treinamento foi executado durante seis minutos dentro do programa de ginástica laboral, de duas a três vezes por semana em um período de oito semanas, estes funcionários atenderam a um mínimo de 15 sessões e a um máximo de 23 sessões de ginástica laboral sendo constituído um grupo controle para comparação. Resultados: Através da análise estatística utilizando-se o Teste t de Student pareado, constatou-se que ocorreram diferenças significativas (p<0,05) na amplitude articular de movimento (ADM) nas variáveis estudadas (FTL)p=0,001, (FQD)p=0,020; (FQE)p=0,010; (EHOD)p=0,02; (EHOE)p=0,000, comparando-se os estratos temporais pré-treino e pós-treino. Conclusões: Após os resultados obtidos, conclui-se que a aplicação de um protocolo da flexibilidade dinâmica passiva auxiliada, alterou a ADM nas variáveis mencionadas, produzindo um aumento dos arcos articulares nos sujeitos pesquisados, comparando-se ao grupo controle, o qual não demonstrou alterações importantes dos arcos articulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BANDEIRA, E. C., COSTA, R. D. A., DE LUCENA, A. R. N., ROCHA, C. B., & FILHO, J. F. (2013). EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE TREINAMENTO DA FLEXIBILIDADE PASSIVA DINÂMICA AUXILIADA EM ADULTOS PARTICIPANTES DE PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL FACIMED. Fiep Bulletin - Online, 79(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3455

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>