UM RECORTE SOBRE A VIOLÊNCIA E OS DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DAS PROFISSIONAIS DO SEXO DE RUA DE UMA CIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE, RS.

Autores

  • RAFAELA MENDES FRANCO FONSECA
  • ZOE DINORA SANTOS DA SILVA
  • PRISCILA WACHS
  • MÁRCIA BIRK

Palavras-chave:

Direito, Profissionais do Sexo, Violência

Resumo

De acordo com a Constituição Brasileira, todos são iguais perante a lei, garantindo-se a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Objetivou-se neste estudo representar a violência e os direitos humanos no contexto das profissionais do sexo (PS) de rua de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre; na perspectiva da agressão, conflitos policiais e detenção. O delineamento metodológico quantitativo caracterizou-se como transversal, com processo de amostragem consecutivo. Para a coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada, com questões predominantemente fechadas. A partir do consentimento informado, os entrevistadores iniciaram a coleta dos dados nas ruas da cidade pesquisada, conforme previsto no projeto aprovado pelo Comitê de Ética. Foram entrevistadas 22 mulheres PS, de 18 a 38 anos. No que se refere à agressão, os resultados indicaram que 54,5% (12) das PS relatou ter sido vítima de agressão. Destas, 50% (6) foram agredidas por clientes, 25% (3) por seu atual ou ex-companheiro fixo, 16,7% (2) por clientes e familiares e 8,3% (1) por atual ou excompanheiro fixo e filhos. Nos conflitos policiais, 45,5% (10) apresentou problemas com a polícia relacionados à prostituição, sendo que 80% (8) foram devido a reclamação de moradores quanto ao local de trabalho ou por batida policial, 10% (1) relacionado à perda da guarda do filho devido a sua profissão e 10% (1) devido a prostituição quando menor de idade. Foram detidas 22,7% (5), sendo que 60% (3) foram detidas até seis horas, 20% (1) 2,5 anos e 20% (1) dois meses na penitenciária e um ano na FEBEM. Conclui-se, que os diretos segurados pela Constituição não estão sendo preservados em sua totalidade no grupo de PS estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FONSECA, R. M. F., DA SILVA, Z. D. S., WACHS, P., & BIRK, M. (2013). UM RECORTE SOBRE A VIOLÊNCIA E OS DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DAS PROFISSIONAIS DO SEXO DE RUA DE UMA CIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE, RS. Fiep Bulletin - Online, 79(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3450

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS