REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESCOLARES DAS 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PR.

Autores

  • ILSON SOUZA
  • MORGANA CLAUDIA SILVA
  • ALISSIANNY HAMAN FOGAGNOLI
  • JOEL OLIVEIRA DE SOUZA

Palavras-chave:

Representação Social, Educação Física, alunos

Resumo

A presente pesquisa buscou verificar a representação social sobre as aulas de Educação Física para os alunos das 8ª séries do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Marechal Rondon de Campo Mourão - Pr. Foi uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos uma entrevista semi-estruturada, com roteiro não fixo e como amostragem 18 alunos das 8ª séries. Buscamos entender no discurso dos alunos, através do dito e do não dito às representações que eles possuem sobre as aulas de Educação Física. Desta forma, percebemos que as aulas de Educação Física têm importância para eles, mas esta importância situa-se em outra esfera a esfera do prazer, do fazer por fazer, possui caráter de lazer-lúdico. Nos seus discursos sobre a aula desejada mostram seus desejos de conhecerem e trabalharem com jogos cooperativos, recreativos, dança, teatro, karatê, entre outros e também aulas teóricas atreladas as práticas, experienciando novos conhecimentos. Conceituam o bom professor como sendo aquele que além de cobrar as regras dos alunos, também as cumprisse, permite-nos inferir que o professor deve ser o modelo, o espelho para ser seguido pelos alunos. Em relação á representação por gênero o que fomenta esta grande acentuação é a prevalência dos conteúdos embasados em atividades desportivas de competição e força, que reforça o viés de conceituação de homem forte e mulher frágil.Tópicos como desenvolvimento físico e bem estar foram mencionados em número menor do que o esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOUZA, I., SILVA, M. C., FOGAGNOLI, A. H., & DE SOUZA, J. O. (2013). REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESCOLARES DAS 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PR. Fiep Bulletin - Online, 79(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3436

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)