ARRITMIAS CARDÍACAS: CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS QUE ATUAM NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE JOÃO PESSOA-PB.

Autores

  • Edienne Rosângela Sarmento Diniz
  • Maria do Livramento Neves Silva
  • Simone Helena dos Santos Oliveira
  • Maria do Socorro de Sousa Estrela Guedes
  • Sarita de Sousa Medeiros

Palavras-chave:

Arritmias, doença cardiovascular, unidade de terapia intensiva,

Resumo

As arritmias cardíacas são alterações no ritmo e/ou na freqüência cardíaca, sendo muitas delas de caráter maligno, responsáveis pela morte de milhões de indivíduos. Por isso é de suma importância que o enfermeiro que atua em Urgência e Centro de Terapia Intensiva saiba reconhecer e atuar diante das arritmias cardíacas, prestando um atendimento qualificado ao paciente. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento dos enfermeiros que atuam em serviços de urgência e centro de terapia intensiva sobre arritmias cardíacas. METODOLOGIA: A pesquisa foi do tipo exploratória descritiva, com abordagem quantiqualitativa, realizada no Hospital da Policia Militar General Edson Ramalho, durante o mês de outubro de 2010. A amostra foi constituída por 22 enfermeiros. A coleta de dados foi realizada através de um questionário estruturado com questões abertas e fechadas. Os dados quantitativos foram analisados de forma a constituírem um banco de dados, que foram tratados estatisticamente através do software SPSS, versão 17.0. As questões subjetivas foram analisadas qualitativamente utilizando-se a técnica de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). RESULTADOS: Da amostra (22,7 %) era do sexo masculino e (77,3 %) do sexo feminino. Observou-se que 50% dos enfermeiros situa-se na faixa etária entre 20 e 30 anos de idade. Do total 50% são pós-graduados. Em relação ao conhecimento específico dos profissionais sobre as arritmias consideradas de emergência (86,4%) responderam corretamente sobre taquicardia ventricular, fibrilação ventricular e atividade elétrica sem pulso e (95,4%) sobre assistolia. CONCLUSÃO: constatou-se que os pesquisados demonstraram ter o conhecimento necessário frente às principais arritmias cardíacas consideradas de emergência, entretanto não comprovaram o mesmo domínio diante de outros tipos de arritmias, evidenciando a necessidade de cursos de atualização para construção do conhecimento e aplicação na práxis diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-11

Como Citar

Diniz, E. R. S., Silva, M. do L. N., Oliveira, S. H. dos S., Guedes, M. do S. de S. E., & Medeiros, S. de S. (2011). ARRITMIAS CARDÍACAS: CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS QUE ATUAM NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE JOÃO PESSOA-PB. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/341

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)