METACOGNIÇÃO: EFICIÊNCIA NOS TESTES DE TEMPO DE REAÇÃO SIMPLES E TEMPO DE REAÇÃO DISCRIMINAÇÃO, EM JOGADORES DE VOLEIBOL.

Autores

  • ANDERSON PONTES MORALES
  • RONALDO NASCIMENTO MACIEL
  • JEANCLEBER LOTÉRIO BARCELOS
  • NILO TERRA ARÊAS NETO
  • VERNON FURTADO DA SILVA

Palavras-chave:

Voleibol, Tempo de Reação, Metacognição

Resumo

O desenvolvimento das habilidades motoras ocorre a partir das funções mentais organizadoras e gestoras do comportamento motor. Neste contexto, é necessário que atletas de voleibol aperfeiçoem os mecanismos de identificação das ações do adversário. Assim, um componente considerado de grande importância na elaboração, execução e decisão das ações rápidas efetuadas durante o jogo é a capacidade de metacognição que está diretamente relacionada ao tempo de reação motriz do atleta. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a relação da velocidade de processamento mental com diferentes níveis metacognitivos, em atletas masculinos de voleibol. Para tanto, utilizou-se um n=15, com idade entre 18 e 20 anos, divididos em três grupos, de acordo com a capacidade individual de metacognição. Os cinco escores superiores caracterizaram o Grupo Nível Superior de Metacognição (GNSM), os cinco escores médios representaram o Grupo Nível Médio de Metacognição (GNMM) e os cinco escores inferiores corresponderam ao Grupo Nível Inferior de Metacognição (GNIM). Os dados foram analisados pela ANOVA (Oneway). Encontrou-se diferença significativa no Tempo de Reação Discriminação (TRD). No post hoc de Tukey verificou-se diferença na comparação entre os grupos GNSM-GNIM (p= 0,02). Concluiu-se que os atletas com alto nível metacognitivo foram mais rápidos na comparação entre grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MORALES, A. P., MACIEL, R. N., BARCELOS, J. L., NETO, N. T. A., & DA SILVA, V. F. (2013). METACOGNIÇÃO: EFICIÊNCIA NOS TESTES DE TEMPO DE REAÇÃO SIMPLES E TEMPO DE REAÇÃO DISCRIMINAÇÃO, EM JOGADORES DE VOLEIBOL. Fiep Bulletin - Online, 79(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3390

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS