SAÚDE DO TRABALHADOR E ESTILO DE VIDA: UM ESTUDO COM OS TRABALHADORES DA COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO (CORSAN), DO SETOR OPERACIONAL DE SANTA CRUZ DO SUL- RS.

Autores

  • TATIANA SARAIVA
  • HILDEGARD HEDWIG POHL

Palavras-chave:

saúde do trabalhador, estilo de vida, indicadores de saúde

Resumo

Este estudo objetivou definir o estilo de vida e bem-estar dos trabalhadores da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), setor operacional. Foram sujeitos da pesquisa 17 trabalhadores, sendo dezesseis do sexo masculino e um do feminino, com idades entre 27 a 57 anos, de Santa Cruz do Sul/RS. A abordagem metodológica caracterizou-se como estudo descritivo exploratório, constituindo-se parte integrante do projeto Saúde do Trabalhador e Estilo de vida: Aptidão Física, Nutrição e Fatores de Risco nas diferentes ocupações, aprovado pelo comitê de ética da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC Na coleta de dados foram utilizados os blocos A, B, D e G do referido projeto, referentes à Identificação e Indicadores sócios econômicos; Organização do cotidiano; Indicadores de saúde; Aspectos gerais do estilo de vida e bem-estar, buscando caracterizar o perfil do estilo de vida e saúde dos trabalhadores. Os resultados foram analisados intra-blocos, através de estatística descritiva, apontando, em relação à alimentação, que 47,2% dos sujeitos incluem, as vezes, cinco porções de frutas e hortaliças, embora 41,2% dos entrevistados não realizem de quatro a cinco refeições variadas diariamente. Em relação à atividade física, 52,9% realizam exercícios de força e alongamento duas vezes por semana e aproximadamente o mesmo número pratica exercícios aeróbicos. Quantos aos relacionamentos sociais, cultivam amigos e estão satisfeitos com seus relacionamentos. Nos aspectos preventivos, conseguem discutir sem alterar-se e equilibram o tempo dedicado ao trabalho com o lazer. Ressalta-se que os sujeitos investigados apresentaram hábitos saudáveis no que tange a cuidados preventivos, quanto à atividade física e aos relacionamentos sociais, descuidando, no entanto os aspectos nutricionais. O perfil dos trabalhadores analisados nesse estudo pode não refletir a realidade do mundo do trabalho, o que leva a recomendar intervenções de promoção da saúde do trabalhador em outros cenários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SARAIVA, T., & POHL, H. H. (2013). SAÚDE DO TRABALHADOR E ESTILO DE VIDA: UM ESTUDO COM OS TRABALHADORES DA COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO (CORSAN), DO SETOR OPERACIONAL DE SANTA CRUZ DO SUL- RS. Fiep Bulletin - Online, 79(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3351

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>