AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO/ LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (DORT/LER): “UMA AVALIAÇÃO RETROSPECTIVA"

Autores

  • ANA PAULA SERRA DE ARAÚJO
  • SANDRA SILVÉRIO LOPES

Palavras-chave:

DORT/LER, Auriculoterapia, Dor

Resumo

Definidos como um fenômeno relacionado ao trabalho os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho/ Lesões por esforços repetitivos (DORT/LER) correspondem a um grupo de afecções musculoesqueléticas que tem como aspecto comum a dor e as incapacidades funcionais temporárias e permanentes. Tidos como um grupo de afecções de difícil diagnóstico e tratamento, uma vez que O presente estudo teve por objetivo verificar e avaliar o atual quadro clínico sintomatológico apresentado por 12 indivíduos membros da associação dos portadores de DORT/LER do noroeste do Paraná, de ambos os sexos, com faixa etária entre 34 e 50 anos, acometidos por DORT/LER que participaram de um estudo sobre o uso da Auriculoterapia no tratamento da DORT realizado no ano de 2005, no município de Umuarama, Paraná, Brasil. Os resultados obtidos na reavaliação em 2008 demonstraram que a maioria dos participantes da pesquisa mesmo após um período de tempo tão prolongado do término do tratamento de Auriculoterapia (3 anos) continuaram se beneficiando dos efeitos promovidos pela utilização da técnica no seu tratamento. Sendo possível observar atualmente na amostra estudada uma manutenção e/ou redução significativa da intensidade da dor, uso de medicamentos, freqüência dos sintomas e dos locais de dor, assim como uma manutenção/modificação da sintomatologia e característica da dor entre outros quando comparados os resultados da avaliação inicial e final da época do tratamento no ano de 2005 com os resultados da reavaliação no ano de 2008. Podendo se concluir a partir dos achados da presente pesquisa, que a Auriculoterapia possui efeitos duradouros, contínuos e prolongados, além de ser uma técnica eficaz no tratamento dos casos de DORT/LER.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DE ARAÚJO, A. P. S., & LOPES, S. S. (2013). AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO/ LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (DORT/LER): “UMA AVALIAÇÃO RETROSPECTIVA". Fiep Bulletin - Online, 79(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3281

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS