PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, RJ.

Autores

  • RITA DE LOURDES RAMOS MOREIRA CADIZ
  • DANIELLI BRAGA DE MELLO
  • GISELE FERNANDA RECH
  • ADRIANA COSTA BACELO
  • JANE DE CARLOS SANTANA CAPELLI

Palavras-chave:

Adolescentes, Estado Nutricional, Imagem Corporal

Resumo

Estudos atuais sobre imagem corporal apontam prejuízos relacionados à insatisfação, depreciação, distorção e preocupação com a auto-imagem, fortemente influenciados por fatores sócio-culturais. Esses fatores, associados a influência da mídia, podem acarretar em distúrbios no estado nutricional. Objetivou-se a descrever a percepção de imagem corporal autoreferida e desejada de estudantes adolescentes praticantes de atividade física de uma escola da rede privada de ensino, RJ. Trata-se de um estudo descritivo, realizado com adolescentes matriculados na 5ª e 6ª séries do ensino fundamental, com idades entre 10 e 14 anos, em agosto de 2006. Para a avaliação da percepção da imagem corporal auto-referida e desejada, utilizou-se a Escala de Silhuetas da Figura Humana proposta por Stunkard et al. (1983). A análise estatística foi feita utilizando-se o pacote estatístico SPSS versão 10.0. Dos 50 adolescentes avaliados, 62% eram meninas, com idade média de 11,50,8 anos e os meninos com média de idade de 11,60,8 anos. Ao analisar a imagem corporal auto-referida pela classificação do estado nutricional da escala de silhuetas, detectou-se que 58,1% das meninas se auto-referiram eutróficas, 25,8% com sobrepeso e 16,1% com baixo peso. Quanto a imagem corporal desejada, 71,7% desejavam ser eutróficas, entretanto, 29% gostariam de ter baixo peso. Em relação aos meninos, 57,9% se auto-referiram eutróficos, 31,6% com sobrepeso e 10,5% com baixo peso, entretanto, todos desejavam estar eutróficos. Pôde-se concluir que aproximadamente 60% da população avaliada se autoreferiu ter peso ideal. Contudo, detectou-se entre as meninas, um desejo de ter peso abaixo daquele que elas realmente tinham.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CADIZ, R. D. L. R. M., DE MELLO, D. B., RECH, G. F., BACELO, A. C., & CAPELLI, J. D. C. S. (2013). PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, RJ. Fiep Bulletin - Online, 79(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3225

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.