EFEITOS DA DESNUTRIÇÃO PROTÉICO-CALÓRICA PRECOCE E DA RECUPERAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DE RATAS SUBMETIDAS AO TREINAMENTO DE NATAÇÃO.

Autores

  • EMERSON CRUZ DE OLIVEIRA
  • RINALDO CARDOSO DOS SANTOS
  • MARIA LÚCIA PEDROSA
  • MARCELO EUSTÁQUIO SILVA

Palavras-chave:

Desnutrição, recuperação nutricional, exercício

Resumo

O objetivo desse trabalho foi estudar parâmetros bioquímicos e nutricionais de ratas submetidas à desnutrição protéico-calórica ao nascimento e posterior recuperação nutricional, associada, ou não, ao exercício físico (natação 30 minutos por dia, 5 dias por semana durante 8 semanas). Foram utilizadas 32 ratas Fisher, distribuídas em quatro grupos: Controle Sedentário (CS), Controle Treinado (CT), Recuperado Sedentário (RS); Recuperado Treinado (RT). Estudamos o ganho de peso, a ingestão alimentar e as concentrações séricas de proteínas totais, albumina, hemoglobina e glicose. Foi observado que o treinamento aplicado gera um maior consumo alimentar sem, contudo levar a um ganho de peso significativo, mesmo em animais em processo de recuperação nutricional. As avaliações realizadas mostraram que os animais não apresentaram uma recuperação nutricional no período estudado e que o treinamento aplicado não foi capaz de interferir nesse processo. A interação entre estado nutricional e treinamento tanto para ingestão alimentar quanto para concentrações séricas de glicose sinaliza para necessidade de se estudar o presente modelo aplicando outros indicadores do metabolismo de carboidratos como, por exemplo, uma curva de tolerância oral à glicose, além é claro de outros modelos de exercício e mesmo exercícios mais intensos ou com um maior volume de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DE OLIVEIRA, E. C., DOS SANTOS, R. C., PEDROSA, M. L., & SILVA, M. E. (2013). EFEITOS DA DESNUTRIÇÃO PROTÉICO-CALÓRICA PRECOCE E DA RECUPERAÇÃO NUTRICIONAL SOBRE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DE RATAS SUBMETIDAS AO TREINAMENTO DE NATAÇÃO. Fiep Bulletin - Online, 79(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3024

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.