IDENTIFICAÇÃO DOS MOTIVOS MAIS RELEVANTES QUE LEVARIAM A SAÍDA OU TRANSFERÊNCIA (DROPOUT) DE ATLETAS DA NATAÇÃO DO SEXO MASCULINO COM IDADE ENTRE 7 E 12 ANOS DO ESTRELA DO OESTE CLUBE DA CIDADE DE DIVINÓPOLIS/MG.

Autores

  • ANA CLÁUDIA RAVAIANI ROCHA
  • FERNANDO CESAR BATISTA DE OLIVEIRA
  • JOSÉ AUGUSTO RIBEIRO XAVIER
  • SAMANTHA KELLY SOARES

Palavras-chave:

natação, motivos relevantes, drop-out

Resumo

Um crescente número de crianças abandona a natação precocemente por iniciar a prática do esporte competitivomuito cedo. Seus motivos são complexos e variados. Esse estudo pretende identificar os motivos mais relevantes que levariama saída ou transferência (Drop-Out) de atletas de natação do sexo masculino com idade entre 7 e 12 anos do Estrela do OesteClube da Cidade de Divinópolis Minas Gerais. A amostra deste estudo foi composta de 40 atletas nessa faixa etária. Foi utilizadoquestionário com 19 questões fechadas contendo o grau de intensidade de motivos que contribuiriam para o abandono outransferência do esporte, um termo de consentimento livre e esclarecido, uma autorização do clube e uma autorização dos paisou responsáveis. Observamos que o desânimo devido ao treino excessivo, água fria no inverno, cansaço físico, mental eemocional e a pressão dos pais e treinadores à prática do esporte, são motivos relevantes para o abandono da natação. Conhecendo os motivos relevantes para o possível abandono do esporte podemos respeitar o ciclo de aprendizagem da criançaevitando um treinamento que não condiz com sua capacidade, para que ela não se canse do treinamento ou não se sintaincapaz de realizá-lo por completo. Deve-se trabalhar dentro do treinamento sua confiança, autonomia, dando oportunidadepara conhecer suas capacidades e limites, aprendendo a parar quando necessário, respeitando seu desenvolvimento, dandolheuma expectativa para seu treinamento e aumentando seu interesse pelo esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

ROCHA, A. C. R., OLIVEIRA, F. C. B. D., XAVIER, J. A. R., & SOARES, S. K. (2013). IDENTIFICAÇÃO DOS MOTIVOS MAIS RELEVANTES QUE LEVARIAM A SAÍDA OU TRANSFERÊNCIA (DROPOUT) DE ATLETAS DA NATAÇÃO DO SEXO MASCULINO COM IDADE ENTRE 7 E 12 ANOS DO ESTRELA DO OESTE CLUBE DA CIDADE DE DIVINÓPOLIS/MG. Fiep Bulletin - Online, 83(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2988

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)