RELEMBRANDO: ESPORTE E EDUCAÇÃO / ESPORTE E CULTURA

Autores

  • René Maheu

Palavras-chave:

esporte, educacão, valores humanísticos, ideais olímpicos, cultura, lazer, competicão

Resumo

ESPORTE E EDUCAÇÃO

Apesar de haver instalações esportivas nos estabelecimentos de ensino, o esporte continuapouco integrado à vida da comunidade educativa. O autor propõe a abertura recíproca e ainterpenetração entre educação e esporte. É necessário fazer modificações radicais na organizaçãodo sistema educativo, buscando-se um modelo multidimensional. É preciso que também o esportemude profundamente, através de um duplo processo de retorno às fontes e de invenção contínua.Deve haver menos preocupação com o espetáculo, movida pelo mercantilismo, o nacionalismo, e apolítica. Esporte e educação devem trabalhar em conjunto, enriquecendo-se e reforçando-semutuamente com suas experiências e recursos.

 

ESPORTE E CULTURA

Tanto o esporte quanto a cultura contribuem para o enriquecimento do patrimônio humano.No momento atual, o esporte é a forma de lazer mais difundida e, por exercer nas massas atraçãomuito mais forte que a cultura, cumpre o papel da mesma. Porém, devido a causas sociológicas,éticas e estéticas, o esporte, apesar de ser uma forma de cultura, não alcançou a expressão formalque esta atingiu. Para o autor, é possível que sempre haja um paralelismo entre eles, mas nunca umaidentidade. Devemos buscar uma aproximação entre o corpo e o espírito, as duas faces do mesmohumanismo. É imprescindível que esporte e cultura se conheçam e se compreendam.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Maheu, R. (2012). RELEMBRANDO: ESPORTE E EDUCAÇÃO / ESPORTE E CULTURA. Fiep Bulletin - Online, 77(2-3). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2595

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS