A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GESTÃO DO ESPORTE NA UNIVERSIDADE FEEVALE, NOVO HAMBURGO – RS:UM ESTUDO DA TRAJETÓRIA E CONSTITUIÇÃO DOS TRABALHOS.

Autores

  • Raquel Cristine Wallauer Silveira
  • Luiz Fernando Framil Fernandes

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento, Gestão do Esporte, Administração

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever a trajetória e a constituição do conhecimento em gestão do esporte, a partir da constituição dos grupos de pesquisa e dos Trabalhos de Conclusão de Curso, da graduação e da especialização, na Universidade Feevale, de Novo Hamburgo - RS. Especificamente busca-se determinar as áreas de concentração da gestão em que foram produzidos os trabalhos, o desenvolvimento desses trabalhos ao longo dos anos e em que cursos de graduação concentram-se os trabalhos nessa área.A área do conhecimento em gestão tem uma significativa produção científica no Brasil nas últimas décadas, fato que não acontece com a área específica que trata da gestão do esporte, do exercício físico e do lazer, embora o crescimento recente.O estudo de cunho descritivo Como fonte de coleta de dados foi selecionado os títulos disponíveis no acervo da biblioteca da Universidade, através de consulta pelo sistema online, pelas palavras chave: gestão do esporte; esporte; e administração do esporte. Para tratamento dos dados utilizou-se a estatística descritiva verificando frequência, percentual e desvio-padrão. Os resultados apontaram que os trabalhos tiveram um aumento e uma constância de produção na área a partir do ano de 2007, sendo que o ano de 2010 é o que apresenta um maior número de trabalhos, com 21,62% do total de trabalhos realizados; há uma significativa produção na área de Marketing com 40,54% dos trabalhos realizados; e a maior concentração de trabalhos deu-se no curso de Administração de Empresas, 32,43%, seguido pelo curso de Educação Física com 24,32% dos trabalhos. Conclui-se então, que há um relativo crescimento dos trabalhos e um volume significativo a partir de 2007, o que coincide com o avanço da Gestão do Esporte e, também, com a inclusão de linha de pesquisa na Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Silveira, R. C. W., & Fernandes, L. F. F. (2012). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GESTÃO DO ESPORTE NA UNIVERSIDADE FEEVALE, NOVO HAMBURGO – RS:UM ESTUDO DA TRAJETÓRIA E CONSTITUIÇÃO DOS TRABALHOS. Fiep Bulletin - Online, 82(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2529

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)