MATURAÇÃO SEXUAL EM CRIANÇAS DE POPULAÇÃO DE COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO, POÇO DAS TRINCHEIRAS, ESTADO DE ALAGOAS.

Autores

  • Maria Celeste Campello Diniz
  • Lília Daiana Alves Tojal
  • Israel Renon De Lira da Silva

Palavras-chave:

Desenvolvimento, maturação sexual, crianças quilombolas.

Resumo

O desenvolvimento humano constitui-se do estudo científico de como as pessoas mudam, bem como das características que permanecem estáveis ao longo de toda a vida. No processo de crescimento e desenvolvimento humano, a maturação sexual constitui um componente importante de transformações, onde geralmente ocorre dentro de uma sequência mais ou menos constante para cada sexo. De acordo com MALINA (2004), maturação é o termo utilizado para descrever as mudanças biológicas, ocorridas de forma ordenada, objetivando atingir o estado adulto, sem a influência direta de estímulos externos conhecidos, mas que são pelo menos em parte, resultados da interação do organismo e seu meio. As mudanças pubertárias ocorridas devido à maturação sexual são universais e ordenadas, mas, o desenvolvimento sexual, no entanto, apresenta amplas variações individuais em um mesmo grupo populacional. Embora as transformações pubertárias sejam universais, há variações entre os grupos populacionais quanto à idade de sua incidência e a velocidade com que segue essas transformações. A presente pesquisa caracteriza-se segundo THOMAS & NELSON (2007) como descritiva, do tipo estudo de caso, por analisar e fornecer informações acerca da maturação sexual de uma comunidade remanescente de quilombo. A amostra utilizada constituiu-se de 87 sujeitos, de 01 a 14 anos de idade, sendo 36 meninos e 51 meninas. Para a determinação do estágio maturacional dos grupos, foi realizada adaptação dos procedimentos descritos por TANNER (1962): AI = Axilar pré-púbere. AII1 = Axilar púbere 1. AII2 = Axilar púbere 2. AIII = Pós-púbere. Os resultados apontaram que 86,2% dos entrevistados ainda estão na fase pré-púbere. Houve concordância entre o presente estudo e o de TANNER (1962) em relação à idade média na qual cada estágio de desenvolvimento foi alcançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Diniz, M. C. C., Tojal, L. D. A., & da Silva, I. R. D. L. (2012). MATURAÇÃO SEXUAL EM CRIANÇAS DE POPULAÇÃO DE COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO, POÇO DAS TRINCHEIRAS, ESTADO DE ALAGOAS. Fiep Bulletin - Online, 82(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2521

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS