EDUCAÇÃO ESPECIAL E ACESSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS PARADIGMAS DA MATRIZ DE APOIO À EDUCAÇÃO ESPECIAL (MAEE)

Autores

  • Cassia Guimarães Armando
  • Maria Cristina de Oliveira
  • José Teixeira De Seixas Filho
  • Sílvia Conceição Reis Pereira Mello
  • Maria Auxiliadora Terra Cunha

Palavras-chave:

Matriz de Apoio à Educação Especial, Cursos de Capacitação e Atualização, Desenvolvimento local, escolas privadas

Resumo

O Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM apresentou uma Matriz de Apoio à Educação Especial – MAEE, projeto inédito no Estado do Rio de Janeiro, visando dar apoio aos alunos com necessidades especiais, através de Cursos de Capacitação e Atualização. Esta Matriz foi pensada a partir da Resolução n. 4 (2009), que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Este Projeto de Apoio à Melhoria do Ensino nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro (2009) foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, com bolsa pesquisa e foi desenvolvido no Instituto de Educação Carmela Dutra, Madureira, Rio de Janeiro, no período compreendido entre 04/2010 e 05/2011. Acreditando em uma formação em torno dos ideais de inclusão e cidadania, tão caros à cultura democrática e tendo como um dos objetivos projetar a UNISUAM como pólo de excelência e liderança no Sistema Educacional Brasileiro, principalmente no que se refere à Educação Especial, foram realizados oito Cursos de Capacitação e Atualização. Em 2012 o projeto MAEE será realizado em escolas privadas do entorno da UNISUAM, unidade Bonsucesso, no Rio de Janeiro, visando Atualização e Qualificação de seu corpo docente. Seus principais objetivos são ensino, produção, divulgação, apoio, produção e pesquisa em Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Armando, C. G., de Oliveira, M. C., Filho, J. T. D. S., Mello, S. C. R. P., & Cunha, M. A. T. (2012). EDUCAÇÃO ESPECIAL E ACESSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS PARADIGMAS DA MATRIZ DE APOIO À EDUCAÇÃO ESPECIAL (MAEE). Fiep Bulletin - Online, 82(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2509

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>