ENTREVISTAS E DESENHOS COMENTADOS: COMPARAÇÃO DA EFICÁCIA DE INSTRUMENTOS PARA O CONHECIMENTO DA PERCEPÇÃO E DOS SENTIMENTOS DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS SOBRE AULAS DE TREINAMENTO NO FUTEBOL.

Autores

  • Carla Soares Bosco
  • Greice Kelly de Oliveira

Palavras-chave:

desenho comentado, entrevista, criança, futebol

Resumo

Esta pesquisa, de caráter qualitativo e de cunho essencialmente descritivo, teve como objetivo conhecer o que as crianças pensam e sentem em relação aos treinos/aulas de futebol e comparar dois instrumentos de coleta de dados: desenho comentado e entrevista. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa de campo na seis crianças com idade de 7 e 8 anos de idade expressaram suas percepções acerca das aulas/treinos de futebol por meio de dois instrumentos diferentes: a) o desenho seguido de comentários sobre o mesmo; b) entrevista não precedida de desenho. O tratamento dos dados foi realizado por meio da Análise de Conteúdo e possibilitou o encontro dos seguintes resultados: a) o desenho comentado comparado com a entrevista pôde ser eficaz com a maioria dos alunos participantes do estudo, mas não com todos; b) As atividades que unem processo ensino-aprendizagem a componentes lúdicos, em especial a situação de jogo em si, são muito significativas e fonte de satisfação das crianças, na mesma medida que o trabalho com excesso de exercícios com pouco tempo de brincadeiras e de jogo de futebol propriamente dito é a causa principal das insatisfações, na percepção das crianças. Estas conclusões foram obtidas nas circunstancias e limitações subjacentes a este estudo, apontando que novas pesquisas sobre o uso de desenhos como meio de expressão infantil em pesquisas, bem como o resgate da opinião de crianças acerca de programas de atividades físicas podem ser bastante profícuos para o aprofundamento de pesquisas e práticas pedagógicas voltados à infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Bosco, C. S., & de Oliveira, G. K. (2012). ENTREVISTAS E DESENHOS COMENTADOS: COMPARAÇÃO DA EFICÁCIA DE INSTRUMENTOS PARA O CONHECIMENTO DA PERCEPÇÃO E DOS SENTIMENTOS DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS SOBRE AULAS DE TREINAMENTO NO FUTEBOL. Fiep Bulletin - Online, 82(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2506

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS