OS SENTIDOS, SIGNIFICADOS E OS EFEITOS DAS RELAÇÕES DE PODER NOS CORPOS ESPORTIVOS QUE DISPUTAM O CAMPEONATO ADULTO DE HANDEBOL NO ESTADO DO PARÁ: UMA ABORDAGEM NA ÓTICA DOS (AS) ATLETAS SEGUNDO A DINÂMICA DOS TREINOS E JOGOS.

Autores

  • Ivan Gonçalves Reis
  • Maria Marize Duarte

Palavras-chave:

Handebol, Poder, Significados

Resumo

Trata de um estudo sobre Os sentidos, significados e os efeitos das relações de poder nos corpos esportivos que disputam o campeonato adulto de handebol no estado do Pará: Uma abordagem na ótica dos (as) atletas.. Esta pesquisa proporciona reflexões de como os atores sociais assimilam a circularidade do poder e seus mecanismos, na prática dessa modalidade desportiva, na fase dos treinamentos e nos jogos de competições. O objetivo do estudo é compreender através da pesquisa qualitativa – quantitativa, referendada pelas análises metodológicas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de LEFEVRE (2000, p. 18), as relações de poder entre os atletas dos clubes que disputam a modalidade Handebol, com base na convivência entre comissão técnica/técnicos/atletas nos treinos e jogos. A amostra constituiu-se de 76 (setenta e seis) atletas de um universo de 550 (quinhentos e cinqüenta) cadastrados na Federação de Handebol do Estado do Pará (FHEP), sendo 42 masculinos, 34 femininos, que correspondem a 20% da somatória de cada sexo das 08 (oito) equipes selecionadas, com base no total dos 15 (quinze) clubes que disputaram os campeonatos no período 2007/2010 que contém o dois gêneros. A metodologia compreende a associação dos métodos qualitativos e quantitativos, bem como as entrevistas que possibilitaram a recolha dos dados, originando a construção do DSC. O estudo conclui, na ótica foucaultiana, que a disciplina pode gerar um poder funcional auto-sustentável por seus próprios mecanismos; que a ordem como os castigos disciplinares se apresentam é de natureza mista logo é uma ordem “artificial”, colocada de maneira explícita por uma lei, um programa, um regulamento, pelas regras e, no handebol, os “castigos disciplinares” acontecem de forma clara nas atitudes repressoras dos técnicos para com seus atletas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Reis, I. G., & Duarte, M. M. (2012). OS SENTIDOS, SIGNIFICADOS E OS EFEITOS DAS RELAÇÕES DE PODER NOS CORPOS ESPORTIVOS QUE DISPUTAM O CAMPEONATO ADULTO DE HANDEBOL NO ESTADO DO PARÁ: UMA ABORDAGEM NA ÓTICA DOS (AS) ATLETAS SEGUNDO A DINÂMICA DOS TREINOS E JOGOS. Fiep Bulletin - Online, 82(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2335

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS