EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) MODO BURST SOBRE O LIMIAR DE DOR INDUZIDA PELA HIPOTERMIA LOCAL EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS.

Autores

  • Rodolfo Tozeto Ciqueleiro
  • Gladson Ricardo Flor Bertolini

Palavras-chave:

Estimulação Elétrica, Dor, Crioterapia

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o limiar da dor ao frio frente à terapia com estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), em indivíduos saudáveis, utilizando uma técnica de aplicação bipolar sobre a raiz nervosa. Participaram do estudo 18 voluntários de ambos os sexos, os quais foram submetidos a dois tratamentos, um com corrente TENS e um placebo, e a momentos de indução térmica com crioestimulação com o objetivo de provocar uma resposta dolorosa. Os indivíduos foram avaliados com auxílio da EVA e pelo tempo (latência) de dor ao frio. Como forma de eletroestimulação, utilizou-se a TENS modo burst, e os indivíduos foram reavaliados em três momentos: imediatamente após, 20 minutos após e uma hora após a eletroestimulação. Quanto aos resultados, os dados obtidos através da EVA mostram aumento significativo do limiar doloroso para os indivíduos submetidos à terapia com TENS nas avaliações 20 minutos após e uma hora após quando comparadas com os momentos pré intervenção e avaliação imediatamente após. Para as avaliações do limiar de dor ao frio pelo tempo, não foram observadas diferenças significativas nas comparações. Têm-se como conclusão que a aplicação da TENS burst é efetiva no aumento do limiar doloroso promovido pela estimulação de baixa temperatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Ciqueleiro, R. T., & Bertolini, G. R. F. (2012). EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) MODO BURST SOBRE O LIMIAR DE DOR INDUZIDA PELA HIPOTERMIA LOCAL EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS. Fiep Bulletin - Online, 82(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2235

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.