AVALIAÇÃO DA DOR E FUNÇÃO EM PACIENTES COM LOMBALGIA CRÔNICA SUBMETIDOS À ELETROESTIMULAÇÃO COM CORRENTE DIADINÂMICA DE BERNARD ASSOCIADA OU NÃO À IONTOFORESE.

Autores

  • Jhenifer Karvat
  • Alessandra Daiane Gehlen Vidor
  • Alberito Rodrigo de Carvalho
  • Gladson Ricardo Flor Bertolini

Palavras-chave:

Modalidades de Fisioterapia, dor lombar, iontoforese

Resumo

A dor lombar tem como causas algumas condições como: congênitas, degenerativas, inflamatórias, infecciosas, tumorais e mecânico-posturais. As modalidades fisioterapêuticas podem ser úteis para tal quadro, destacando-se a eletroterapia e o uso da mesma visando aplicação de iontoforese. Com isso, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos, sobre a dor e função, das correntes Diadinâmicas de Bernard associadas ou não a iontoforese com salicilato de sódio 3% em pacientes com dor lombar crônica. A amostra foi composta por 21 pacientes, os quais foram divididos aleatoriamente em 2 grupos: um recebeu aplicação da Corrente Diadinâmica de Bernard (CDB), composto por 10 pacientes (G1) e outro foi associado à iontoforese, composto por 11 pacientes (G2). Utilizou-se, como instrumento de avaliação, a Escala Visual Analógica de Dor (EVAD), o Dolorímetro de Pressão, e os questionários de Oswestry e Mcgill. Comparando-se os resultados, com a utilização da EVAD, o tratamento foi eficaz nas duas maneiras utilizadas, já em relação ao questionário de Oswestry o tratamento foi benéfico apenas com a CDB associada à iontoforese. Entretanto, na utilização tanto do aparelho dolorímetro de pressão quanto do questionário de McGill, não houve diferença significativa em relação às duas formas de tratamento. Conclui-se, então, que as CDB associadas à iontoforese, são eficazes para melhorar a função dos pacientes com dor lombar, isso sendo avaliado pelo questionário de Oswestry. Já para o tratamento da dor, avaliado pela EVAD, tanto as CDB isoladas como as CDB associadas à iontoforese são eficazes em pacientes com dor lombar crônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Karvat, J., Vidor, A. D. G., de Carvalho, A. R., & Bertolini, G. R. F. (2012). AVALIAÇÃO DA DOR E FUNÇÃO EM PACIENTES COM LOMBALGIA CRÔNICA SUBMETIDOS À ELETROESTIMULAÇÃO COM CORRENTE DIADINÂMICA DE BERNARD ASSOCIADA OU NÃO À IONTOFORESE. Fiep Bulletin - Online, 82(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2234

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>