REFLEXÕES A PARTIR DA PESSOA DO EDUCADOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PONDERAÇÕES A PARTIR DE UM PROCESSO DE MUDANÇA COLETIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO.

Autores

  • Monica Pinz Alves
  • Gilian Dessbesell

Palavras-chave:

Educação Física, Atuações Docentes, Prática reflexiva

Resumo

A presente pesquisa se insere no contexto escolar no qual o professor é o sujeito que se insere com a uma prática docente perpassada pelas convicções pessoais e das relações que estabelece com os demais atores escolares, tanto pelas convicções da área em que atua ou pelas relações humanas com as quais se envolve. O principal objetivo está se centra em observar, especificamente na área da Educação Física, cuja recente história tem dado a ela novas perspectivas de ensino, como o professor lida com situações que levam a mudar tanto seu discurso como sua prática. Para tanto as discussões teóricas se baseiam nas reflexões sobre os discursos de duas professoras de Educação Física, da educação básica, acompanhadas durante 6 meses. Essa análise se baseia em diferentes teóricos, onde a discussão remete a prática docente que está perpassada por distintos aspectos diretamente vinculados a relação que esses estabelecem com a sua atuação, “cuidando e refletindo” e apontando para um ensino consistente e relevante. Os resultados apontam que os diferentes perfis das professoras afetam diretamente no envolvimento com questões que abrangem desde organização das aulas, a escolha pelos temas da área a serem propostos no planejamento em longo prazo da disciplina, até a relação com o aluno, diante daquilo que já havia sido estabelecido. Esses indícios emergem das mudanças ocorridas na metodologia das aulas proporcionadas aos alunos, bem como o comprometimento, seguranças ou inseguranças dos sujeitos do grupo que se envolvem nesse processo de reflexão. Desse modo percebe-se que ter um tempo dedicado a reflexão sobre a sua área de ensino, proporciona ao docente uma relação mais segura e motivadora com a sua área de atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Pinz Alves, M., & Dessbesell, G. (2012). REFLEXÕES A PARTIR DA PESSOA DO EDUCADOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PONDERAÇÕES A PARTIR DE UM PROCESSO DE MUDANÇA COLETIVA DO TRABALHO PEDAGÓGICO. Fiep Bulletin - Online, 82(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2215

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS