O ESPORTE COMO ELEMENTO DE DISTINÇÃO SOCIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE PERNAMBUCO (1902 – 1924).

Autores

  • Paulo Fernandes de Oliveira

Palavras-chave:

ACM, Recife, Educação Física

Resumo

A História da Educação, especificamente da Educação Física contribui com subsídios para a compreensão do momento pelo qual passava a educação no início do século XX. Tendo como elemento da Educação Física o esporte, foi feita uma relação entre a prática desta atividade, altamente subordinada a controles, com o aspecto de diferenciação da elite recifense deste período, que circulava pela ACM, instituição essa que desempenhou fundamental papel na disseminação dos esportes no Brasil e no mundo. Através da utilização de conceitos da teoria de Norbert Elias, tentamos demonstrar também através da prática da Educação Física na ACM Recife características do processo de modernização pelo qual a cidade de Recife estava passando, bem como indicar no sentido da utilização da religião e do esporte como elementos relacionado ao controle das condutas e para a construção do cidadão que esse novo modelo de relações sociais necessitava, com um maior controle de seus impulsos e assim sendo, com um maior nível de autocontrole.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-06

Como Citar

Oliveira, P. F. de. (2011). O ESPORTE COMO ELEMENTO DE DISTINÇÃO SOCIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS DE PERNAMBUCO (1902 – 1924). Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/211

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS