ESTADO DE HUMOR DE PRATICANTES DE NATAÇÃO, DE 15 A 17 ANOS, FREQÜENTADORES DE UM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE AUSTIN, NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU-RJ.

Autores

  • Fabio Ricardo Dutra Lamego
  • Mauro Moraes Macêdo

Palavras-chave:

POMS, humor e natação

Resumo

Desde nossos primórdios, o homem utiliza da natação não só como forma de locomoção em meio aquoso, mas como forma de sobrevivência. Essa prática de sobrevivência foi sendo aprimorada com o passar dos tempos, sendo gradualmente modificada e na sociedade contemporânea ela vem sendo praticada desde o lazer até o treinamento de alto rendimento. O humor é a variação do estado emocional de euforia em sentido à apatia ou vice versa. Estas alterações podem fazer com que o indivíduo tenha uma grande dificuldade em desenvolver atividades comuns do dia a dia, dependendo de sua variância. O perfil de estado de humor (POMS), é um questionário criado com a intenção de avaliar o humor e a emoção, sendo utilizado, inicialmente, diretamente em estudo de cunho psíquico, mas com o passar dos tempos, passou a ser aplicado em populações sem alguma alteração psicológica aparente. O objetivo do trabalho é o de analisar o Perfil do Estado de Humor de praticantes de natação, de 15 a 17 anos, freqüentadores de um projeto social na cidade de Austin, no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Pesquisa descritiva de campo de corte transversal, a população estudada teve um total de 29 indivíduos, sendo 13 do gênero feminino e 16 do gênero masculino, com idades que variam entre 15 e 17 anos. Concluí-mos que as adolescentes ao receber um estímulo de leve a moderado, no caso da prática da natação, apresentam uma melhora em seu estado de humor. Já os adolescentes apresentaram redução do escore de vigor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-05

Como Citar

Lamego, F. R. D., & Macêdo, M. M. (2011). ESTADO DE HUMOR DE PRATICANTES DE NATAÇÃO, DE 15 A 17 ANOS, FREQÜENTADORES DE UM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE AUSTIN, NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU-RJ. Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/198

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)